POLÍTICA: Legislativos…Alice…Carla…Deputados…Jorginho
REUNIÃO NORMAL
Os vereadores de Campo Alegre se reúnem logo mais às 19 horas em sessão Ordinária. Como não foi decretado ponto facultativo pela prefeitura, o Legislativo também optou por manter as funções normais para esta segunda-feira (14). Alguns projetos foram encaminhados na semana passada e devem ser votados nesta noite.
SÃO BENTO
Já a Câmara de São Bento do Sul não terá reunião nesta segunda-feira (14). Como já havia previsto o calendário de Sessões para fechar com seis reuniões no mês, a Mesa Diretora definiu por não se reunir e voltar às atividades (reuniões) na quinta-feira (17). Aliás, novembro será um mês pra lá de movimentado. Já na quinta-feira a presidente deve anunciar a data da Sessão em que será votado o processo de cassação do vereador Ângelo Peschiski (MDB).
MESA DIRETORA
O mês também será badalado no sentido de garantir a eleição da Câmara para a segunda metade da legislatura. O maior interessado, nesse momento, na Mesa é o prefeito Antônio Tomazini (PSDB). O alcaide, que está em férias ainda nesta semana, quer manter no comando a base aliada para facilitar os trabalhos e trâmites das matérias. Não deve ter dificuldades para manter.
OLHO NOS CARGOS
Adversários estão de olho nas negociações e nas indicações que podem vir após a eleição da Mesa. Dependendo da situação, saída ou não do vereador emedebista, pode haver indicação de cargos como “moeda de troca” para garantir apoio na Mesa Diretora. Alguns entendem que uma boa conversa inclusive com a oposição poderia facilitar a coisa, sem o desgaste de “ter que pagar” com cargos.
AS MULHERES
Ainda na visita do governador Carlos Moisés (Republicanos) a São Bento do Sul, semana passada, houve uma conversa entre a prefeita Alice Grosskopf (MDB), de Campo Alegre, e a presidente da Câmara de São Bento do Sul, Carla Hofmann (PSD/FOTO DE CAPA). Elas ficaram de marcar uma conversa para alinhar alguns assuntos vislumbrando 2023. Agora, com Alice eleita presidente da Amunesc, o encontro deve ocorrer em breve.
SE ALINHANDO
Os deputados estaduais por Jaraguá do Sul, Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB), estão em conversas constantes visando um bom desempenho no parlamento estadual em prol da região da AMVALI – Associação dos Município do Vale do Itapocu. Mas também falam em atender todo o Norte Catarinense com proposições no Legislativo Estadual.
VAI TER TRABALHO
Lunelli parece que vai manter seu projeto para tentar candidatura a governador de Santa Catarina. Porém, deve enfrentar um circulo vicioso de parlamentares que pensam primeiramente em seus projetos pessoais ou de grupos a suas voltas. Essa situação já foi encarada pelo empresário no começo de 20222 quando sua tentativa de candidatura esbarrou em tais interesses. Será que ele fica no MDB e consegue devolver a grandeza ao partido ou terá que mudar de sigla para chegar ao governo do estado?
FALANDO EM GOVERNO
Jorginho Melo (PL), governador eleito em 30 de outubro para Santa Catarina, ainda não fala dos partidos que chegaram para apoiá-lo no segundo turno e para quais vai dar oportunidade no seu governo. Mas, a9o que tudo indica, se der oportunidade será por meio dos parlamentares eleitos, o que significa que a região vai mesmo ficar “chupando o dedo”.