Mulher é indenizada após Gaze ser esquecida dentro do seu corpo em cirurgia
Joinville – Uma gaze cirúrgica foi esquecida dentro do corpo de uma mulher após uma cirurgia de cesariana feita em um hospital particular de Joinville região Norte de SC.
A unidade de saúde e o médico foram condenados pela Justiça a pagarem, juntos, R$ 20 mil à paciente por danos morais. Ainda cabe recurso da decisão.
Em nota, a Unimed Joinville informou que está acompanhando o caso, que foi um caso isolado e que está em constante processo de aperfeiçoamento no compromisso com a segurança dos pacientes. A decisão é de 4 de maio e foi divulgada pelo Poder Judiciário na quarta-feira (11).
Entenda o caso
A paciente fez a cesariana em 2014. De acordo com a sentença, ela passou a ter fortes dores abdominais e outros sintomas duas semanas depois.
Ela procurou atendimento e se consultou com o médico que é réu no processo. Foi feito um raio-x, que identificou a presença de um corpo estranho na paciente. Segundo a sentença, o médico disse à mulher que havia a possibilidade de que ela pudesse estar com câncer e era necessária uma bateria de exames.
Cinco meses depois, foi feita cirurgia para retirada do corpo estranho e descobriu-se que era a gaze cirúrgica, que foi esquecida na região pélvica durante a cesariana.
Na decisão, o juiz destacou que o procedimento do parto foi feito dentro do hospital e o corpo clínico é de responsabilidade da unidade de saúde.
“Em decorrência, exclusivamente, dessa nefasta ocorrência, a autora, então com um bebê de cinco meses, foi obrigada a se render a outra intervenção hospitalar para correção do primeiro ato médico, que não foi executado da forma esperada ou, pelo menos, foi conduzido negligentemente, com erro grosseiro”, escreveu o juiz Edson Luiz de Oliveira na decisão.
Fonte: G1
Foto: Fabrício Escandiuzzi/SES/Divulgação