SUS MAIS FORTE: Primeiros profissionais do ‘Médicos pelo Brasil’ são contratados
Nacional – O programa Médicos pelo Brasil foi lançado e deve substituir gradativamente o programa Mais Médicos. O primeiro edital de seleção do novo programa que aconteceu neste ano trouxe aumento na remuneração dos médicos e tutores médicos.
O programa visa atender à população brasileira com qualidade nos locais que mais necessitam.
O estado do Maranhão foi um dos primeiros contemplados a ampliação no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a chegada de 60 profissionais convocados pelo programa Médicos pelo Brasil, do Governo Federal. Além disso, o Ministério da Saúde anuncia ainda o investimento de R$ 5 milhões para reforçar a estrutura de unidades de saúde no estado.
André Lucas Souza Araújo foi um dos convocados e disse estar animado para iniciar os trabalhos: “estou iniciando hoje e bastante animado. Tentarei levar aos meus pacientes uma perspectiva diferente, um atendimento com mais proximidade, mais amor. Eu sou apaixonado pelo SUS e o Médicos pelo Brasil traz uma proposta muito bonita que é a de levar o médico onde precisa. Eu gosto de estar onde sou necessário e o programa vai me proporcionar isso: me levar para as pessoas que precisam de mim”.
Médicos Pelo Brasil
O primeiro processo seletivo do Médicos pelo Brasil teve um total de 16,3 mil inscrições com 8,5 mil candidatos aprovados. O concurso priorizou o provimento dos lugares mais distantes do País, com maior dificuldade de contratação de médicos, e a busca pela excelência clínica na APS. O vínculo oferecido pelo programa envolve contrato CLT com todos os direitos trabalhistas, benefícios adicionais para atuação nas áreas mais distantes, plano de carreira e melhores condições salariais, com remunerações de até R$ 24 mil.
Fonte e foto: MS