Festival de Inverno sem a Festa da Ovelha

 Festival de Inverno sem a Festa da Ovelha

Inicialmente cogitou-se a possível realização da Festa da Ovelha em data alternativa, porém em virtude de uma série de fatores optou-se pelo Festival de Inverno, que historicamente já acontecia no final de julho.


Campo Alegre – Ao longo dos últimos anos o município de Campo Alegre conquistou o título de Capital Catarinense da Ovelha, e aproveitando seu aniversário de emancipação política, comemorado em 18 de Março, incorporou a tradicional Festa da Ovelha como sua marca registrada na região. Contudo, desde o início da Pandemia e a vigência de um Decreto Estadual de Calamidade Pública, o evento que recebia até 100 mil pessoas todo mês de março não teve condições de ser realizado.

Com o início da vacinação e a diminuição dos casos graves de COVID-19, uma comissão deu início ao processo organizacional visando a realização da Festa em uma possível data alternativa ainda em 2022. O assunto até gerou expectativa na região, porém a comissão responsável sempre manteve os pés no chão e tratou de analisar bem os prós e contras. 

A secretaria de turismo recebeu diversas opiniões de representantes de entidades campo-alegrenses, bem como da população local. Nessa etapa, os criadores de ovinos, dirigentes de clubes e empreendimentos locais que tradicionalmente faziam parte do evento, demonstraram preocupação ao se cogitar a realização da festa em data alternativa. Alguns até se manifestaram contrários, pois o cenário econômico atual, os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, e principalmente, o valor investido num evento desta magnitude, deixavam diversas incertezas. 

Mesmo assim, um edital de licitação nos mesmos moldes da última edição da festa foi publicado e a maioria dos fatores elencados acima acabou se confirmando. A licitação não teve nenhuma empresa interessada, deixando claro que os custos de um evento deste porte e a possibilidade de realização da festa ainda neste ano ficariam comprometidos.

Diante destes fatos, a decisão da organização foi unânime, e optou-se pela realização do Festival de Inverno, evento este que envolve uma estrutura menor, com público estimado em cerca de 20 mil pessoas, conforme estatísticas da última edição.

Nos próximos dias será publicado edital voltado para as empresas promotoras de eventos, o qual contará com uma estrutura específica para o Festival de Inverno. A comissão optou por seguir o calendário tradicional do festival, definindo os dias 29,30 e 31 de Julho.

Características do Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Campo Alegre tem como objetivo principal fomentar a gastronomia, o artesanato e a cultura do município de Campo Alegre. O evento, que nas últimas edições atraiu mais de 20 mil pessoas com apresentações de grupos folclóricos, musicais e artistas de renome, ainda envolve diversas oficinas, teatros e atrações culturais, e assim como a Festa da Ovelha, também desenvolve o comercio local.

Informações e imagem: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial