Instalação de empresa de galvanização em Campo Alegre gera polêmica
Campo Alegre – A população de Campo Alegre no Norte de SC está preocupada com a possível instalação de uma empresa da galvanização na cidade.
Os moradores estão preocupados com a possibilidade de o empreendimento trazer poluição para a cidade, que é conhecida por ser uma rota turística saudável.
Diante da polêmica levantada, Prefeitura de Campo Alegre decidiu se manifestar e esclarecer o caso.
Nota divulgada explica que o Executivo municipal não tem o poder de decidir qual empresa pode ou não se instalar na cidade, e o único critério é o respeito à legislação vigente.
A Prefeitura destaca que o Plano Diretor aprovado em 2019, com intensa participação popular e dezenas de audiências públicas, manteve dois parques industriais no município – Lageado e Campestre -, e outras zonas de ocupação de indústrias.
Além disso, em relação à possível poluição, a nota afirma que a empresa em questão já recebeu a licença ambiental de instalação do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
“Entendemos que todo cidadão tem o direito de questionar, opinar e pedir esclarecimentos. Porém é importante deixar claro que não existem formas de a Prefeitura Municipal ”escolher” quem pode ou não instalar seu empreendimento na cidade”, diz trecho da nota.
Ainda segundo a Prefeitura, os critérios adotados para instalação de novos empreendimentos são técnicos, como a solicitação de licenças estaduais ou federais, projetos, consulta de viabilidade, entre outros.
A prefeita Alice Bayerl Grosskopf ressalta que compreende a preocupação de algumas pessoas e que fará questão de acompanhar o andamento dos trâmites legais.
“Não tenho condições de dar um “canetaço”, muito menos de escolher a dedo quem entra ou sai de Campo Alegre. Se fizesse algo assim, estaria cometendo abuso de autoridade. Quero deixar claro para todos minha preocupação com a saúde e bem-estar da população. Espero que o projeto de implantação da empresa obedeça o que diz a legislação ambiental, e o poder público seguirá apenas pelos caminhos da lei. Se eles não cumprirem isso, certamente não terão êxito no projeto”, disse a chefe do Executivo.
Segundo a Prefeitura, até o momento não foi emitido nenhum alvará de construção.
Fonte:OCP/Joinville