Depois do aumento no preço da carne agora é a vez dos ovos

 Depois do aumento no preço da carne agora é a vez dos ovos

Nacional – O preço do ovo registrou alta gradual e sem recuo nos últimos 12 meses. Durante o período, o preço subiu 12%, mais que a inflação que foi 10,54%. O aumento é reflexo das geadas e estiagem nas regiões produtoras de grãos, principalmente o milho

Entre as capitais, Belo Horizonte foi quem teve a maior alta na variação do período, de 22%, segundo o IPCA/IBGE, de fevereiro. Na Ceasa de Santa Catarina, que abastece cidades da Grande Florianópolis e outras regiões, a dúzia de ovos ficou 36,9% mais cara desde dezembro.

A alta do preço do ovo tem relação direta com o preço do milho, um dos principais ingredientes da ração usada para alimentar as galinhas nas granjas.

“O milho está operando a quase R$ 100, a saca de 60 quilos, sendo que se a gente for pegar há dois anos, esse mesmo saco de milho estava em R$ 38”, explica Felipe Serigati, que é pesquisador da FGV Agro.

Fatores climáticos como as geadas registradas em 2021 e a estiagem, que ainda castiga algumas regiões também influenciam a alta dos preços..

Além disso, segundo o pesquisador, “O problema é que no mercado interno aqui no Brasil, a inflação está alta, está corroendo o poder de compra, logo o espaço pra que você faça o reajuste no preço dos produtos infelizmente, do ponto de vista do produtor, do ponto de vista do varejista, é limitado”.

Além dos problemas internos, o conflito na Ucrânia também pode impactar na produção deste ano.

“Tínhamos a expectativa de ter um ano mais próximo da normalidade, só que, agora, estamos sendo surpreendido principalmente por esse conflito lá no Leste europeu que vai tanto manter preço de grãos bastante pressionados, como também deve encarecer preço de combustível e aí, independente de qual seja a cadeia, esse é um choque de custos que todos vão sentir. Do produtor agrícola, do produtor de proteína animal, do produtor de ovos e, naturalmente o consumidor final também”, analisa Serigati.

Fonte: G1

Foto:Reprodução/Internet

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial