POLÍTICA: Máscaras…Magrão…Bollmann…Janela
MUITA ATENÇÃO
Embora o governo estadual tenha editado medida desobrigando o uso da máscara para crianças de seis a doze anos nas escolas, nem todos os municípios seguem o mesmo procedimento. São Bento do Sul é um exemplo. O uso da máscara segue obrigatório nas escolas. Uma nova reunião deve ocorrer nesta sexta-feira (4) para tratar o assunto com mais cautela.
NEM 50%
Um dos fatores que pode impedir a liberação da máscara é que a cidade ainda não atingiu nem a metade do público infantil com a vacina contra Covid-19, ao contrário de Rio Negrinho que está bem adiantada. Mesmo assim, nas cidades onde os governos municipais acatarem a liberação, fica a critério dos pais se os filhos usam ou deixam de usar o equipamento no ambiente escolar.
FALANDO EM EDUCAÇÃO
Cada vez mais difícil contratar professores (as) para a disciplina de Ensino Religioso nas escolas, especialmente na rede estadual. O motivo é óbvio: ninguém quer se arriscar falar do sagrado da forma como deve e ser interpretado pelas “mentes brilhantes” que não concordam com quase nada daquilo que tem a ver com Deus. O salário de professor (a) pode não ser suficiente para custear eventuais processos.
MAGRÃO ENGORDOU
Isso mesmo, o secretário de obras de São Bento do Sul, Luiz Neri “Magrão” Pereira (PSDB), estufa o peito que parece ganhar uns trocentos quilos para falar da satisfação em atuar com a equipe da pasta. Segundo ele, todos estão entendendo a importância de um trabalho coeso em benefício da comunidade.
DA DEPUTADA
Na tarde de quinta-feira (3) Magrão, acompanhado do diretor administrativo Airton Ramos, recebeu a visita do assessor parlamentar da deputada Geovânia de Sá (PSDB), Sandro Plazido (FOTO). O secretário havia solicitado a ela alguns apoios necessários para a cidade, ocasião em que a parlamentar solicitou ao assessor verificar in loco as necessidades.
BOA REPERCUSSÃO
Repercutiu de maneira positiva a entrevista que o empresário Frank Bollmann concedeu para O Jornaleiro. O empresário, sempre que provocado, faz suas análises do cenário político e econômico com muita transparência e objetividade. Claro que quem não gostou foi o povo que torce pela ressurreição de Lula da Silva. Bollmann foi enfático ao comentar que seria um retrocesso para o país.
IMPORTANTE
As vereadoras de São Bento do Sul, Terezinha Dybas (PSDB), Zuleica Voltolini (PP) e Carla Hoffmann (PSD), valorizando as mulheres ao participar de circuito de palestras organizado pela procuradoria da mulher, levando informações às salas de aula do município. Aliás, pela primeira vez o Legislativo local conta com três mulheres que ainda podem fazer muita diferença nos trabalhos. Mas para isso, terão que fechar os ouvidos para conversas sem objetivo e que não ajudam na edificação.
HORA DO CANGURU
Alguns políticos que trabalham pra si, nunca para siglas, têm a chance de deixar seus partidos até o fim do mês de março. O canguru vai pular de todas as formas. A janela está aberta e pode apresentar uma série de surpresas com nomes bem conhecidos. Um dos mais badalados em Santa Catarina para essa troca é o senador Dário Berger. Ele não se sentiu “unanimidade” no MDB e parece estar de malas prontas para o PSB.
GEAN LOUREIRO
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), confirmou na tarde de quinta-feira (3) que vai renunciar a prefeitura no dia 31 de março, como prevê a lei eleitoral. Isso porque ele confirma ser pré-candidato ao governo do estado. A expectativa é aliança do União Brasil com o PSD, mas Loureiro também negocia com o Progressistas e pode fechar chapa com Joarez Ponticelli ou Esperidião Amin.
PSD DE SÃO BENTO
Não será novidade entrada ou saída de algum nome do PSD de São Bento do Sul. Pelo andar da carruagem a sigla não deverá contar com candidato a deputado estadual ou federal da cidade, já que os nomes cogitados há alguns meses não decolaram. Brigas internas podem ser fator prejudicial para os planos de avanço. O partido deve se voltar aos trabalhos visando as eleições de 2024 no município.
MILTON HOBUS
Presidente estadual do PSD, deputado Milton Hobus, também deverá visitar algumas cidades para tentar reunificar a sigla visando apoio aos candidatos da mesma nas eleições para o estado. O presidente terá uma conversa com O Jornaleiro nos próximos dias, conforme confirmado à edição via telefone.
KRELLING
O MDB de Campo Alegre se reuniu na noite de quinta-feira (3), apenas acertar detalhes. Foi mais uma reunião mensal, mas que serviu para trazer mais alguns correligionários para apoiar a candidatura do deputado estadual Fernando Krelling à reeleição. Parece que a prefeita Alice Grosskopf nutre gratidão pela atenção que o parlamentar tem dispensado e por isso deve capitanear a campanha do jovem na cidade.