Política:
COMO FICA A CÂMARA?
Fica como estava, seguem os trabalhos normais, mesmo com a alteração de um vereador. Magrão (PSDB) deixa a cadeira para o titular Sabino (PSDB) com previsões de um clima mais tenso a partir de quinta-feira (17). Mas outros encaixes precisam da atenção da Mesa Diretora.
ELEGER NOVO SECRETÁRIO
Como Magrão era o primeiro secretário da Mesa, cabe à presidência eleger um novo nome para seguir com a leitura dos expedientes e justificativas de projetos. O segundo secretário é Ângelo Peschisky (MDB), mas que já demonstrou “sofrimento” em fazer a leitura dos expedientes. Chicão e Zuleica, do PP, não demonstram interesse no cargo, assim como Hélio Alves e Paulo Zwiefka (DEM) também parecem não querer. Terezinha Dybas (PSDB) não dever ir pra mesa, afinal é líder de governo. Ou Peschisky assume a bronca ou o próximo secretário será Jairson Sabino.
ÁUDIO ROLANDO NAS REDES SOCIAIS
Um áudio repassado para o então secretário de obras, Jairson Sabino, há mais de um ano, pelo que parece, se espalhou como pandemia desde que o agora vereador colocou à disposição da emissora de rádio onde deu entrevista na tarde de terça-feira (15) após sua exoneração. Nos corredores da prefeitura, na manhã desta quarta-feira (16) taxavam a situação como “golpe baixo”. Cada um com sua opinião!
CONTRADIÇÃO
O que mais chamou a atenção foi que Jairson Sabino, que tanto prezava pela ética, só veio a divulgar o áudio um ano depois, justamente no dia da sua exoneração. O que leva entender que se continuasse à frente do cargo, áudio nenhum seria colocado a público.
PRECISA DE ATITUDE
O receio de alguns que torcem por uma cidade melhor é que, agora na Câmara, Sabino pode usar o cargo de vereador para atingir a atual administração, da qual fazia parte, apenas por ter sido exonerado do cargo. E também o fato de ele saber das irregularidades sobre horas extras, por exemplo, e não levar a denúncia ao Ministério Público. Será que cabe uma abertura de Comissão de Investigação, pois Sabino mesmo licenciado é vereador.
TRÉGUA NO PLENÁRIO
Estranho, mas a vereadora Carla Hoffmann (PSD/FOTO) parece estar repensando o apoio ao Executivo, como base do governo na Câmara. Pelos seus discursos, em especial ao usar a Tribuna Livre na segunda-feira (14), pode haver uma “correção de rota” relacionada ao Executivo. A rádio corredor também já sintonizou conversa de que a vereadora teria se aproximado do vereador Adriano Reinhardt, o Chicão (PP), com “uma bandeira branca levantada”. Será?
VEM MAIS POR AÍ
Gente de dentro do prédio administrativo garante que o prefeito Tomazini vai aproveitar o momento para fazer mais algumas alterações no quadro de confiança. Que há uma insatisfação com mais alguns setores não é novidade, mas será que o Alcaide vai mesmo aproveitar que a “caneta soltou tinta” e continuar a usá-la?
EXPECTATIVA BOA
Alice Grosskopf (MDB), prefeita de Campo Alegre, disse na manhã desta quarta-feira (16) para O Jornaleiro, que a expectativa é de um ano vitorioso para a cidade, no que tange à administração pública. Segundo ela, a continuidade em algumas obras e a possibilidade de realização da Festa Estadual da Ovelha já apontam um horizonte de otimismo.