Vereador volta falar de saúde e hospital
São Bento do Sul – Na Sessão Ordinária ocorrida na noite de segunda-feira (7) o vereador Darlan Guliani (CIDADANIA), mais uma vez, usou a Tribuna Livre para falar sobre a saúde no município. Segundo ele, o município já realizou ações para contratação de profissionais médicos para atender a demanda, no entanto, da necessidade de 9 médicos apenas 3 foram contratados pela falta de profissionais no mercado ou com interesse em atuar no município, sendo que desses três um ou mais ainda deixa o serviço público na cidade em pouco tempo de atuação.
Darlan ainda destacou situações relacionadas ao atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família. Enfatizou que apesar do presidente da Casa de Saúde ter participado de conversas na Câmara, o qual se dispôs atender a população por meio do Sistema Único de Saúde, algumas situações precisam ser analisadas e até revistas. “O diretor nos apresentou dados deixando claro que o Hospital não obtém lucro com o atendimento por meio do SUS. O que me estranha é que, se não tem lucro com atendimento pelo sistema público ao mesmo tempo segue em obras de reformas. Também entendo que existe o atendimento particular e que empresários que visam a qualidade de vida local injetam dinheiro no Hospital. Mas, ao mesmo tempo, o povo quando vai para o Hospital precisa ficar horas em espera por atendimento. O que me leva a crer que se o atendimento pelo sistema público não dá lucro, a prioridade se torna o atendimento particular. Seria isso?”, questionou o vereador.
Darlan complementou dizendo que tem coisas que precisam de mais transparência para que a população seja bem informada. “Penso que está na hora da direção do Hospital vir na Câmara e apresentar a contabilidade geral a fim de dar mais transparência”, complementou.
Chicão tentou ponderar
Adriano Reinhardt, o Chicão (PP), disse que concorda com as colocações feitas pelos vereadores, inclusive da presidente Carla Hoffmann (PSD) que havia se pronunciado sobre as dificuldades pelas quais passa a saúde pública em São Bento, que registra cada vez mais filas nas Unidades de Saúde. “Penso que trazer a secretária de saúde da cidade para nos esclarecer dos acontecimentos seria bem importante. Já solicitamos por duas ocasiões a presença da secretária e os pedidos aqui na Câmara foram rejeitados. Não podemos jogar pedra se não deixamos às pessoas envolvidas na situação a oportunidade de estarem aqui para dar o contraponto”, disse.
Chicão ainda destacou que da mesma maneira como foi dada oportunidade para a direção do Hospital usar o espaço na Câmara para falar das ações é preciso dar o espaço para a secretaria de saúde. “Há necessidade de buscar respostas sobre o diálogo e parceria que ocorrem entre Secretaria de Saúde e Hospital, que na minha opinião, não está acontecendo”, pontuou.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro