Centro de Autismo vai para novo endereço
São Bento do Sul – O Secretário de Educação, professor Josias Terres, conversou com O Jornaleiro na manhã desta sexta-feira (4). Dentre os assuntos, destacou a readequação feita na Educação Infantil, alocando os estudantes da Escola Ladir dos Santos para a Aracy Hansen.
Terres destacou ter acontecido uma conversa com os pais dos alunos que frequentavam a Escola Municipal Ladir dos Santos, esclarecendo que os mesmos estarão dando sequência ao aprendizado em outra unidade e que todos os pais aprovaram a medida. “Faltava apenas o entendimento para o projeto que visa o melhor para aquelas crianças, assim como todas as demais da rede municipal de ensino”, disse.
Segundo Josias, o espaço da Escola Ladir dos Santos, será ocupado para um projeto muito importante à cidade de São Bento do Sul, os trabalhos desenvolvidos com crianças, jovens e adultos com TEA -Transtorno do Espectro Autista. Também houve conversa com profissionais que atuam no Centro de Autismo e com a direção da AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Bento do Sul, chegando ao consenso que o espaço na escola Ladir dos Santos é mais amplo e que poderá ajudar o Centro de Autismo a incrementar o atendimento, com novos projetos e ferramentas indispensáveis para desenvolver um bom trabalho junto ao público atendido. “O Centro de Autismo conta com projetos que precisam entrar em ação, como adicionar equoterapia de maneira próxima ao atendimento. Isso poderá ocorrer no novo espaço”, segue.
Uma das preocupações era a distância da nova escola para deslocamento dos alunos autistas, em relação ao prédio atual. Josias destacou que, como os alunos são encaminhados ao Centro de Autismo por meio de transporte escolar, que os apanha em frente às suas residências e devolve após o horário de aula, isso não vai incorrer em nenhum tipo de problema.
Jovens e adultos
Com essa mudança, outra troca importante também ocorre. O Centro de Educação para Jovens e Adultos, atualmente funcionando na rua Francisco Pauli, ao lado do antigo Condomínio Empresarial, voltará às suas origens, que é no prédio onde está o Centro de Autismo atualmente. Essa mudança se faz necessária, para que o local atual do Ensino Municipal de Jovens e Adultos, conceda lugar para construção do Centro de Especialidades Médicas, como informou o prefeito Antônio Tomazini no começo da semana para O Jornaleiro.
As mudanças acontecem nas próximas semanas conforme adequação dos espaços para receber professores, direção e colaboradores com os alunos do Centro de Autismo.
Foto de Capa: Divulgação/Secretaria de Educação
Foto interna: Luzardo Chaves/O Jornalaeiro