Alguns detalhes sobre a política local
Pelas ruas da cidade
Foto de Capa: Na manhã desta terça-feira (25) O Jornaleiro encontrou-se, por acaso, com o ex-prefeito Magno Bollmann (PP). Claro, como não poderia deixar de ser, a conversa informal se estendeu por cerca de uma hora e meia, e a política fez parte do “bate-papo”.
Primeiro, sobre a cidade
Questionado sobre São Bento do Sul e o avanço ou retrocesso com a “nova administração”, o ex-prefeito foi ponderado, como sempre. “Ano passado o prefeito enfrentou muitas situações delicadas com relação a sua saúde, creio que em 2022, com os recursos que devem chegar, terá mais trabalho pela frente. Bollmann preferiu não comentar sobre a equipe do adversário que o venceu nas eleições de 2020.
Sobre candidatura a deputado
Diferente do que aconteceu em 1994, quando foi candidato para, segundo ele, “dar palanque” para a então candidata ao governo, Ângela Amin (PP), Magno, atualmente com 77 anos, disse que aceitaria sim concorrer a uma vaga na Alesc. “Tenho bons contatos com prefeitos de algumas cidades da região norte. Não podemos achar que só sair com os votos de casa a gente chega”, disse.
Sem recursos
Bollmann ainda disse que existe uma parte da agremiação partidária em que se encontra, simpática à sua candidatura, mas lembra que as coisas estão cada vez mais difíceis para se viabilizar recursos, “Já andei pesquisando algumas situações e vejo que a dificuldade financeira será grande para os candidatos, mas se for para o bem da região eu vou pra lutar pela eleição”, completou.
Saiu de cena
Marco Viliczinski já foi uma grande liderança política na cidade, tendo chegado ao posto de Secretário do Desenvolvimento Econômico. No entanto, alguns acontecimentos aborreceram o jovem político que saiu de cena e investiu nos negócios comerciais, o que aparentemente está dando certo.
Mas…
…é reconhecido por aqueles que acompanharam sua trajetória como o principal interlocutor para a decisão do Grupo Havan se instalar em São Bento do Sul. Um avanço expressivo à cidade. Nesta semana Marco postou um registro fotográfico ao lado do empresário Luciano Hang, dono da Havan. É sabido que ele, Luciano, tem uma veia política muito forte. Seria esse encontro um indício de volta do ex-secretário ao cenário? Quem o conhece diz que não; mas…
Q-suco vai esquentar
Ao que tudo indica o processo administrativo que apura as trapalhadas ocorridas no Processo Seletivo, em provas realizadas no último domingo (23), pode culminar com o cancelamento das provas e ter que partir para nova realização. Se isso ocorrer fica comprometido também o Concurso Público, já que se trata da mesma empresa vencedora do certame para aplicação das provas.
Sobre a cidade suja
Foto de apresentação da capa do Jornal A Gazeta, maior veículo de comunicação da região, trata da cidade perdendo o “status” de “bonita”. Realmente é necessária atenção para esta situação, afinal sempre foi uma referência a cidade limpa, organizada e bela. Seria esse mais um motivo para os pretensos candidatos pensar antes de expor ao eleitorado, afinal falar é uma coisa, executar…aí é outro assunto!