Candidatos não serão prejudicados e empresa pode ser punida
São Bento do Sul – Ainda sobre a situação ocorrida na manhã de domingo (23), na Escola Municipal Castelo Branco, onde estavam previstas aplicações e provas do Processo Seletivo do Edital 010/2021, os candidatos que não se submeteram as provas podem ficar tranquilos que poderão participar em data a ser definida.
O Jornaleiro ouviu na manhã desta segunda-feira (24) o assessor de governo, advogado Luiz Novaski, o qual tranquilizou os candidatos e disse que os rumos da situação ainda serão decididos após conclusão do processo administrativo o qual apura as responsabilidades.
O assessor disse que o problema foi detectado nas provas de questões específicas para a educação especial. “O representante da empresa reconheceu o erro e até buscou reparar o ocorrido, mas as provas corretas chegaram com cerca de duas horas de atraso, o que gerou insatisfação dos participantes que optaram por não responder as questões e chamar a Polícia Militar para registrar ocorrência. O processo administrativo já está sendo implantado por meio da secretaria de administração. Isso vai permitir apurar uma série de situações relacionadas ao dia da prova e ao material apresentado. A empresa poderá se defender, como previsto em lei, a fim de deixar tudo transparente”, disse Novaski.
O assessor ainda destacou que a empresa, conforme o resultado da apuração, pode até tomar uma punição conforme prevê a lei. Se isso ocorrer, uma eventual punição, a empresa, que é vencedora do certame para aplicar as provas do Concurso Público que será realizado no primeiro semestre, poderá ser substituída. “A prefeitura não tem como escolher a empresa que vai aplicar as provas, mas se houver irregularidade comprovada e empresa fica sem condições de idoneidade para realizar qualquer tipo de concurso público em âmbito nacional. Certamente haverá penalidade se tivermos comprovação negativa contra a empresa, vamos apurar tudo”, completa o secretário.
Sobre a anulação do edital, o secretário não comentou e espera que haja uma definição o mais breve possível.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro
Legenda: Assessor de governo, advogado Luiz Novaski, está trabalhando junto com a pasta da administração municipal para acelerar o processo a fim de apontar as responsabilidade.