Galeria Lilás: Câmara de Vereadores homenageia mulheres do Legislativo
São Bento do Sul – Na quinta-feira (31), a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul realizou a inauguração da Galeria Lilás. O espaço, proposto pelas vereadoras Carla Hofmann, Karen Lili Fechner, Lindacir Conde (suplente, mas na época era vereadora), Terezinha Dybas e Zuleica Voltolini, é composto por retratos de 17 vereadoras e suplentes, cujo trabalho ao longo de várias legislaturas reflete dedicação e compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade. Além das vereadoras proponentes, participaram os vereadores Darlan Guliani, Hélio Alves e Luiz Pesenti. O chefe de Gabinete, José Dorival Dums, representou o Executivo Municipal. Marcaram presença também representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Clube da Lady, do Clube Soroptimista e da Casa da Amizade.
A cerimônia incluiu o descerramento da fita inaugural, feito pelas vereadoras Carla Hofmann, Karen Lili Fechner, Terezinha Dybas e Zuleica Voltolini.
Em nome das homenageadas, a vereadora Carla Hofmann expressou gratidão pela inauguração da galeria e destacou o significado do reconhecimento. “Este espaço é um símbolo de coragem, resiliência e da importância da representatividade feminina. Cada mulher aqui é um exemplo de luta e compromisso com a sociedade. A Galeria Lilás celebra nossas trajetórias, e é uma inspiração que levaremos para as futuras gerações”, disse Carla, destacando a importância de manter vivas as pautas femininas no Legislativo. “Muitas vezes podemos ser esquecidas, mas essa galeria é uma prova de que muitas filhas e netas poderão saber que aqui têm sua voz”, completou Carla.
A presidente da Câmara, Zuleica Voltolini, reforçou o valor histórico do momento e a relevância de fortalecer a presença feminina no Legislativo. “A criação da Galeria Lilás é um passo importante na valorização das mulheres que fizeram e fazem história no nosso legislativo. Esse reconhecimento é merecido e inspira novas conquistas. Que possamos juntos fazer desse espaço um local de inspiração, reflexão e do legado feminino”, destacou Zuleica, referindo-se à galeria como um símbolo do progresso conquistado entre adversidades e preconceitos, que abriram caminho para novas gerações.
Informações e foto: Assessora CVSBS/Viviane de Vargas Miranda