POLÍTICA: Férias…MDB…Cargos…Educação
Em Férias
Prefeito Tomazini (PL) trabalha até às 16h30 desta sexta-feira (18) e sai para duas semanas de férias. O prefeito não deve ficar pela região. Vai viajar com a esposa, dona Mônica, para, segundo ele, refazer as energias e retornar para garantir um fechamento positivo do ano com relação aos números e projetos da Gestão Municipal.
Será?
Está “dando samba” a informação sobre a possibilidade de o MDB se aproximar do governo Tomazini (PL) por meio da participação do vereador Diego Nieszpozinsky na Câmara Municipal. Como mostra a foto de capa, nesta semana ele participou de uma reunião com o Alcaide e saiu animado após a conversa.
Empreguismo
De novo, é de se lamentar a forma como alguns integrantes e comandantes de partidos políticos estão agindo em São Bento do Sul. Alguns pensando apenas em empregar seus cabos eleitorais, sendo que alguns parecem não conseguir trabalhar nem na iniciativa privada. Fica difícil escrever que a política está volta apenas para o bem estar da população.
Possibilidades
Aos poucos se ventilam informações sobre as equipes de governo em São Bento. Que Tomazini vai reformular o Gabinete não é mais novidade, ele mesmo deixou isso claro em conversa com O Jornaleiro. Um dos integrantes, Patrick Vicente (PSD), que fez 695 votos na disputa para vereança, pode até assumir a diretoria de turismo. Porém, isso ainda vai depender dos demais cargos que seu partido, o PSD, está reivindicando.
Difícil mexer
Um dos setores que não deve ter alteração no quadro é a FMD. Isso porque o esporte funcionou de maneira pontual e a equipe que está a frente dos trabalhos tem correspondido até mais do que a expectativa depositada anteriormente. Nomes bons ficaram à disposição, mas parece que não há intenção do governo em mexer nesse time.
Chororô
Como não existem mais tantos cargos de confiança, cargos políticos, na administração municipal, não terá como o prefeito agradar a todos que esperam “na fila de emprego”. Gente que está ocupando cargo atualmente, assim como tem gente que espera cargos, terá que seguir a vida. Quase toda equipe será trocada para dar oportunidade a novos integrantes.
Na Câmara
O Legislativo também terá mudanças em todos os cargos de confiança. Dentre os cargos que serão contratados, a direção da Casa já tem nome definido, independente de quem seja o presidente. Alguém próximo dos vereadores eleitos, que trabalhou forte na organização da campanha e que desfruta de confiança do prefeito e do vice.
Dificuldade
Pais de alunos do Maternal 2B da Escola Tico e Teco, na 25 de Julho, estão muito preocupados. Sala com 20 alunos, segundo uma mãe, e apenas um (a) atendente. “Disseram na Secretaria, que a ordem está vindo do Gabinete para não contratar. Está ficando insustentável o atendimento aos nossos filhos”, disse a mãe.
Contratações
É de Lei a proibição de contratar pessoas, ainda que chamadas de concursos, três meses antes e três meses após as eleições. Mas há necessidade de jogo de cintura de quem gerencia setores importantes como educação para remanejar pessoal para o atendimento. É preciso uma resposta plausível para acalmar os pais do estabelecimento.
Fiscalização
Moradores da Estrada Fundão pedem a participação dos vereadores e da equipe de fiscalização da prefeitura para a obra de pavimentação em concreto que está sendo realizada na via. “Agradecemos, muito, pela obra. Mas, é preciso fiscalizar como ela está sendo feita”, disse uma moradora.