Com calor intenso, termômetro chega a marcar mais de 60º C em Joinville
A onda de calor que se alastra pelo estado de Santa Catarina, também está presente no Norte de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (17), cidades como Jaraguá do Sul e Joinville, os termômetros marcavam 41º C e até 68º C, respectivamente.
“Esse valor com certeza não bateu”, afirma a a meteorologista da Defesa Civil do Estado, Carolina Kannenberg, em referência a altíssima temperatura registrada em Joinville.
Embora o termômetro tenha marcado acima de 40º C, as temperaturas mais altas medidas na cidade foram de 36,69º C, estação Vila Nova, e de 36,69º C, na estação Pirabeiraba, segundo a Epagri/Ciram.
Já o índice de calor, que é a intensidade de calor que uma pessoa sente, chegou a 50ºC n terça-feira (18).
Essa grande diferença de temperaturas se dá pelas as formas de como são feitas as medições. Enquanto as estações da Defesa Civil seguem regras e um padrão para medir a temperatura, os termômetros instalados na cidade “estão perto de concreto de construções e asfalto, como as ruas e avenidas, e isso interfere no valor, contribuindo com o aumento da temperatura”, completa Carolina.
A meteorologista ainda relata que as temperaturas estão altas por causa de uma onda de ar quente que atinge todo o estado, e que o calor não deve dar trégua nos próximos dias.
“Hoje foram as temperaturas mais alta, a tendência é que continue assim. Pode voltar a atingir 38 amanhã , quarta-feira (19) e quinta-feira (20) também é provável que chegue neste valor mas com uma diminuição na temperatura”.
Dia e noite com onda de calor
Quando as temperaturas registram médias de temperaturas mais altas por vários dias seguidos, é chamado de onda de calor. Segundo Carolina, isso ocorre quando o ar quente impede outras frentes de ar de atuar, “bloqueando” a área.
“O ar quente fica bloqueando a entrada de outras massas de ar, que outros sistema de passem, como por exemplo uma frente fria. Neste caso, o que está bloqueando para que os sistemas avancem é uma alta pressão em níveis mais altos na atmosfera”.
As ondas de calor ocorrem anualmente, entre 2 a 4 vezes por ano, mas principalmente no verão. Carolina ainda destaca que a temperatura alta deve continuar até a próxima sexta-feira (21).
Fonte:ND+
Foto: Foto: Reprodução les_eventos