Superconcurso da educação de SC terá primeiro dia de provas neste domingo
Estadual – O superconcurso público da Educação de Santa Catarina, com 10 mil vagas para professores e outros cargos de área administrativa para atuação na rede estadual, terá a primeira prova de conhecimentos e habilidades neste domingo (22). Os candidatos irão realizar as provas em 21 cidades catarinenses.
Nesta semana, o exame será para os candidatos que concorrem ao cargo de professor. De acordo com o Governo do Estado, foram mais de 75 mil inscritos, considerando também os cargos administrativos, que terão provas no dia 29 de setembro.
Os portões dos locais de prova abrem às 13h10 e fecham às 14h, com início da prova às 14h10. O prazo para conclusão da prova é às 18h40. Detalhes sobre o concurso podem ser conferidos no site da Furb, que é responsável pela aplicação do teste.
A prova de conhecimentos/habilidades tem caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos, e conterá 40 questões, sendo 38 de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma alternativa correta e duas questões discursivas, distribuídas da seguinte forma:
Provas para professor
- Conhecimentos gerais: 4 questões
- Conhecimentos didático-pedagógicos: 5 questões
- Conhecimentos específicos: 29 questões
Questões discursivas:
- Conhecimentos gerais: 1 questão
- Conhecimentos específicos: 1 questão
Horários das provas do superconcurso da Educação
- Abertura do local de realização da prova: 13h10min
- Fechamento do local de realização da prova: 14h00min
- Início da prova de conhecimentos/habilidades: 14h10min
- Permitida a entrega do material de prova e saída do local: 16h10min
- Permitida a saída do local com o caderno de prova: 18h10min
- Término da prova de conhecimentos/habilidades: 18h40min
Cidades em que as provas acontecerão
As provas do concurso público ocorrerão nas seguintes cidades:
- Araranguá
- Blumenau
- Brusque
- Caçador
- Canoinhas
- Chapecó
- Concórdia
- Curitibanos
- Florianópolis
- Itajaí
- Jaraguá do Sul
- Joinville
- Joaçaba
- Lages
- Maravilha
- Rio do Sul
- São Lourenço do Oeste
- São Miguel do Oeste
- Tubarão
- Videira
- Xanxerê
Exigências durante a prova
- O acesso às salas de prova por pessoas estranhas só será permitido mediante a autorização da Coordenação;
- Para realização da prova, o candidato deverá trazer sua caneta fabricada em material transparente com tinta azul ou preta, que será de uso exclusivo dele;
- Durante a realização das provas, é permitido posse e uso unicamente dos seguintes materiais:
a) documento de identidade oficial original;
b) caneta fabricada em material transparente com tinta azul ou preta;
c) caso assim deseje, água e/ou alimento lacrado ou acondicionados em embalagem plástica transparente.
- É vedado ao candidato permanecer no local de realização da prova com quaisquer tipos de aparelhos eletrônicos ou de comunicação (bipe, pager, telefone celular, qualquer tipo de relógio, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, calculadora, controle remoto, alarme de carro) ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrônicos em funcionamento ou não;
- Também é proibido o fumo, o uso de medicamentos, óculos escuros, boné, gorro, chapéu ou similares, sem solicitação e autorização;
- Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização da prova e a Furb não se responsabilizará por perda ou extravio de objetos ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, tampouco por danos neles causados;
- O candidato que necessitar se ausentar da sala de provas durante sua realização somente poderá fazê-lo acompanhado de um fiscal.
Resultado do superconcurso
O resultado final do superconcurso deve ser divulgado em novembro deste ano, por meio do endereço eletrônico da Furb ou da Secretaria de Estado da Educação, na aba do edital em vigência. Ao todo, são até 10 mil vagas para os quatro anos de vigência do concurso. As nomeações devem ocorrer em várias chamadas, de acordo com a necessidade da rede.
Já na primeira chamada, mais de 6,5 mil profissionais devem ser nomeados para trabalhar em escolas estaduais de Santa Catarina, sendo que destes, quase 5 mil serão professores.
Além do cargo de professor, há vagas de orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar, assistente de educação e assistente técnico-pedagógico para as escolas do Ensino Regular, Profissional e Educação Indígena.
Fonte: NSC
Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Secom SC