POLÍTICA: Rádio e TV…Dentran…Márcio…Luis Inácio
Começou a Campanha
Teve arrancada na manhã desta sexta-feira (30) a Campanha Eleitoral no Rádio e na Televisão. Em São Bento do Sul os candidatos, alguns com tempo bem limitado, utilizaram os espaços para as devidas apresentações e uma prévia do que será dito ao longo dos programas que vêm pela frente.
Com mais tempo
A coligação que conta com o atual prefeito, Tomazini, e vice, Tirso, é que tem mais tempo para falar. Com isso, terá, claro, mais oportunidade de falar dos feitos e dos projetos que possam ser ainda realizados pela cidade.
Vai pipocar
Nos bastidores já se fala de situações que envolvem candidatos, tanto na majoritária quanto na proporcional, que estão devedores. Isso mesmo, devedores no comércio ou para o fisco municipal, estadual ou federal. Dívidas que, em alguns casos, chamam atenção e podem comprometer o desempenho de alguns. Essas dívidas envolvem casos de pessoas físicas e jurídicas. Isso não é bom numa campanha eleitoral!
Pedir Nota Fiscal
O presidente do Dentran de Santa Catarina, Kennedy Nunes, está orientando o cidadão a exigir nota fiscal do pagamento feito para os exames médicos e psicológicos para a emissão da Carteira de Motorista, tanto as novas quanto nas renovações. Segundo ele, é um direito do cidadão e sem ter que pagar mais por isso. “Esse valor ainda pode ser inserido na declaração do imposto de renda”, disse Kennedy. (Foto de capa com crédito: Pedro de Oliveira/Alep)
Prejuízos
Correligionário do Partido Progressistas de São Bento do Sul, amigo e leitor de O Jornaleiro, disse em conversa nesta semana que a saída de Márcio Dreveck pode acarretar em prejuízos para o partido. Segundo analisa, Márcio saiu chateado da sigla e não é do estilo do ex-prefeito ficar de fora da lida política. Como foi um dos articuladores do União Brasil, Márcio, teme, pode pender seus esforços para apoiar a sigla, logo, a coligação que trabalha pela reeleição do atual prefeito e seu vice.
Luis Inácio
A candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores em São Bento do Sul, Jaciara Machuga, já “deu a letra” no programa de abertura da Campanha Eleitoral no Rádio e na Televisão. Enalteceu o presidente Lula e disse que ele tem feito muito por São Bento do Sul. Claro, muitos ficarão na expectativa de ela pontuar os feitos para a cidade além do trivial.
Mulheres
Matéria com aprovação no Senado Federal prevê reserva de 30% das vagas de cargos eletivos nos Legislativos para as mulheres. Com isso, o próprio Senado, a Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores teriam que reservar o percentual para elas. Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por exemplo, 12 vagas, das 40 existentes, seriam reservadas ao sexo feminino.
Falando nisso
Ainda chama atenção o número de pessoas que já disputou em outras campanhas eleitorais e na ficha se declarou branca e nesta campanha declarou-se de cor “parda” ou “preta”. O que o dinheiro disponibilizado para uma campanha tem poder de promover em uma sociedade hipócrita.
Polaridade
Em Campo Alegre até existem aqueles (as) que acham que será uma eleição com disparidades. Ledo engano! Pelo que se ouve nas ruas, a disputa, polarizada entre Alice Grosskopf (MDB) com Matheus Fuckner (PL) enfrentando Rubens Blaszkowsky (PSD) com Tancredo Ronscka (PP), vai esquentar nos próximos dias. Além disso, as duas equipes estão trabalhando num “corpo a corpo” muito forte.