POLÍTICA: Convenções…Jorginho…Fuckner…PP…Corupá

 POLÍTICA: Convenções…Jorginho…Fuckner…PP…Corupá

Semana decisiva

Algumas medidas ainda estão sendo analisadas pelos partidos que têm suas convenções pela frente, especialmente em São Bento do Sul. Não se fala em uma eleição ganha ou perdida, se fala em trabalhar para fazer o0 melhor. Porém, alguns postulantes ao governo fogem de comparativos por entender que cada um teve seu tempo. Quem fez é porque fez, que não fez é porque não fez e ponto!

Grandes

Houve tentativa de empurrar grandes siglas para se emparelhar com outras, vislumbrando somar forças para enfrentar os partidos que tentam reeleição. Porém, a história recente mostra que algumas forças políticas não estão prontas para atuação em parceria pela disputa. Por outro lado, até mesmo os grandes partidos concluíram que algumas pessoas estão “do lado que ganha”. Hoje em uma sigla, mas se acaba tal sigla saindo do poder, pulam para a que entrar. Coisa da política.

Rescaldos

Os atuais líderes executivos nas prefeituras da microrregião devem enfrentar algumas questões inusitadas durante a campanha. Uma boa parte causada por gente que fez, ou ainda faz, parte das equipes e que faz política com o fígado. Gente que não assumiu compromisso com o projeto dos prefeitos, ou prefeita, e se sentiram empoderadas para decisões que afetaram diretamente o relacionamento com pessoas, grupos ou siglas. Fica, mais uma vez a lição.

Diz que vai

Em Campo Alegre parece que o vice-prefeito atual, Matheus Fuckner (PL) se decidiu em reeditar a chapa com a prefeita Alice Grosskopf (MDB). Nos bastidores, dizem que o pedido para a continuidade de Matheus na disputa veio até de Florianópolis. Afinal, Fuckner migrou para o PL a “convite” do governador Jorginho Melo que tem prometido “mundos e fundos” para tirar gente de siglas que possam ameaçar seu projeto para 2026.

Falando nisso…

…a maneira como o governador tem se posicionado, alguns caracterizando ações como ditatoriais dentro da política, pode colocar em risco o projeto. Jorginho Melo (PL) deixa claro seu temor por uma candidatura do PSD ao governo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Pra piorar, Eron Giordani, presidente pessedista em Santa Catarina, é totalmente fechado com Rodrigues no projeto para a candidatura em 2026. Vai ser, sem dúvida, uma disputa interessante.

Em Corupá

O MDB já confirmou a candidatura Alceu Moretti para a prefeitura. O nome para vice vem do PSD, com a vereadora Bernadete Hillbrecht. Alguns correligionários dos partidos aliados têm orientado Alceu a ficar atento e tentar uma distância do grupo ligado ao ex-prefeito Luiz Carlos Tamanini (MDB), preso em 2023 sob acusação de participar de esquema fraudulento envolvendo empresa de recolhimento do lixo na cidade.

Oposição

Para disputar a prefeitura em Corupá o PL se uniu ao Progressistas, tendo definido os nomes para composição da majoritária. Eliane Müller (PL) será candidata a prefeita e o vice foi indicado pelo Progressistas, sendo o presidente da Câmara de Vereadores, Loacir Campregher (Foto de capa). Eliane, vale lembrar, foi candidata a prefeita em 2020 e somou mais de 40% dos votos válidos, perdendo a eleição para Luiz Carlos Tamanini (MDB).

Voltando a São Bento…

…expectativas com relação aos nomes que Progressistas e MDB vão escolher para composição na majoritária para os cargos de vice-prefeito (a). PL e PT parecem já definidos com os nomes, restando às duas grandes siglas do município apresentar nomes que possam agregar para uma campanha forte. Especulações estão sendo ventiladas, mas a confirmação ocorre somente nas convenções.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial