SC encerra campanha de vacinação contra gripe com menos de metade do público-alvo imunizado
Estadual – A campanha de vacinação contra a gripe encerrou na sexta-feira (31) em todo o país. Em Santa Catarina, menos da metade do público-alvo recebeu o imunizante, deixando o Estado abaixo da meta de vacinação, que era de 90%. Até esta sexta, 44,1% da população prioritária havia se vacinado, conforme dados do Ministério da Saúde.
Desde o começo de maio, o imunizante está disponível para toda a população acima de 6 meses em Santa Catarina. O público prioritário era de 3 milhões de pessoas, mas apenas 1,4 milhão foram imunizadas.
A recomendação ainda é ir até a unidade de saúde mais próxima para se vacinar, e fazer isso o quanto antes, já que a imunização total só vem de duas a três semanas após a aplicação da dose.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A dose da vacina da gripe pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto com a vacina da dengue. O intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue é de 24 horas.
A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Fonte: NSC
Foto: Prefeitura de Criciúma