POLÍTICA: Dreveck…Reforma…Alice…Colombo
Transferida
Uma reunião no gabinete do prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomaizni (PL), estava prevista para hoje às 10 horas com o Secretário de estado da Indústria, Comércio e Serviços Silvio Dreveck (PP). Mas, por conta de alguns compromissos das duas partes, a reunião foi transferida para a próxima segunda-feira (22), no mesmo horário.
Centro de Inovação
Este será um dos assuntos tratados neste encontro. Em recente entrevista de rádio, Dreveck teria informado que o centro de Inovação não está mais adiantado por conta de algumas pendências por parte da prefeitura. Talvez, neste encontro, sejam alinhadas as informações a fim de agilizar para tornar o espaço realidade o mais breve possível.
Reforma administrativa
Logo mais às 19 horas, na Câmara de Vereadores, um projeto que trata da readequação (nomenclatura nova) para alguns cargos de confiança no Poder Público, cerca de 27, deverá subir para segunda discussão e votação. Até se tentou barrar mais uma vez a proposta, mas a maioria dos vereadores entenderam a manobra e garantiram que a matéria seja votada hoje.
Plano Diretor
Em Campo Alegre, na semana passada, a prefeita Alice Grosskopf (MDB), foi alertada sobre a demora para que as alterações no Plano Diretor fiquem prontas por parte do Executivo, para posterior discussão na Câmara Municipal. Alice imediatamente mobilizou a equipe e exigiu celeridade no processo.
Reunião hoje
Logo mais às 15h30 as propostas do Plano serão discutidas na Câmara, por técnicos da prefeitura e pelos Edis, que devem votar a proposta ainda no primeiro semestre. O presidente Jefferson Cunha (PSD) solicitou a presença de todos os vereadores para debater o projeto antes da Sessão Ordinária que começa às 19 horas.
Vice pro Rubens
Na semana passada, em conversa com O Jornaleiro, o pré-candidato à prefeitura, Rubens Blaszkowsky (PSD/Foto), disse que ainda não está definido o nome para compor a majoritária com ele. Destacou que dois partidos estão na negociação para indicar um nome, sendo o Progressistas e o União Brasil. O PP está mais à frente, tendo em vista que terá nominata, e forte, para disputar as cadeiras no Legislativo. O União Brasil se fragmentou e não conseguiu se recompor a tempo de preparar nomes para concorrer à Câmara.
Senado Federal
Muita expectativa nesta semana por conta do Julgamento do senador Jorge Seif Júnior (PL), que pode perder o mandato por conta de abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022. Caso isso aconteça, a Justiça Eleitoral tem duas alternativas: decretar novas eleições em SC ou passar o cargo para o segundo colocado na votação.
Colombo
Se decidir dar posse ao segundo colocado, Raimundo Colombo (PSD), que teve menos que a metade dos votos alcançados por Seif, assume a cadeira até o ano 2030. Caso contrário, com decreto de novas eleições, a briga será outra. O PSD já deixou claro que o candidato não será Colombo, mas João Rodrigues. O prefeito de Chapecó está sendo preparado para disputar o governo do estado em 2026.