POLÍTICA: Dona Edith…Pontos fracos…UB…Agricultura
Cuidado é sempre bom
Para prefeitos que visam reeleição, assim como os pretensos candidatos a cargos eletivos para as eleições de outubro, cuidado com as divulgações em redes sociais. TRE já recebeu uma série de denúncias sobre uso equivocado das mídias sociais. Tem gente se assessorando mal e aparecendo muito mais que nos últimos três anos, faltando apenas dizer “vote em mim”.
Justa homenagem (Foto de capa)
Uma das vereadoras mais íntegras entre as que já passaram pelo parlamento catarinense, Edith Jurgensen recebeu homenagem da Câmara Municipal nesta semana, quando a atual presidente da Casa, vereadora Zuleica Voltolini (PP), representou os pares. Edith ocupou cadeira no Legislativo na legislatura 1997/2000 e deixou um legado de seriedade, comprometimento com a coisa certa.
Pontos fracos
Integrante de um partido de oposição ao governo municipal em São Bento do Sul, disse para O Jornaleiro que o alvo a partir de agora será os chamados “pontos fracos” da administração. Citou que, inclusive na Câmara, devem se intensificar críticas e cobranças em cima do Samae, Emhab e Agricultura, setores que oposicionistas consideram “calcanhar de Aquiles” do Governo Tomazini (PL).
Falando nisso
A médica veterinária que desencadeou uma situação delicada para a Secretaria de Agricultura, com uma série de denúncias que vêm tomando espaço na mídia, no Paço Municipal e no MP, deve prestar depoimento na próxima semana. O Ministério Público vai ouvir a profissional para começar a detalhar o caso com as devidas providências. Vem chumbo grosso.
Grande evento
Nesta sexta-feira (8) o MDB Catarinense faz uma grande festa na cidade de Itajaí. O ponto alto será a mudança de domicílio eleitoral de Carlos Chiodini, atual presidente estadual da sigla e Deputado Federal, que muda o título eleitoral que está em Jaraguá do Sul para a cidade portuária.
Disputas
Fontes próximas a Chiodini dizem que o projeto é disputar a prefeitura de Itajaí e ainda se preparar para as eleições estaduais de 2026, quando o MDB deverá contar com candidato (a) à majoritária. Mas, para alguns, esse tipo de manobra pode ter efeito reverso, como ocorreu com Mauro Mariani que mudou o domicilio de Rio Negrinho para Joinville. Disputou a prefeitura, mas não chegou nem perto de se eleger.
Preocupações
Prefeitos de cidades catarinenses estão preocupados com a inércia do Governo Federal que não libera recursos para as cidades que foram afetadas pelas catástrofes, em especial as chuvas, no ano de 2023. Mais de R$ 170 milhões estão pendentes. Enquanto isso, resta aos municípios lamentar e fazer o que alcança, com recursos próprios.
Na disputa
A cada eleição o vereador de Campo Alegre, Francisco Kuhnen Neto (MDB), diz que é sua última. Questionado se vai ou não disputar o pleito de outubro disse que ainda está cedo para decidir, mas não parece estar disposto a parar de concorrer. Pelo jeito, “vai pro estouro” de novo.
Enfraquecido
Falando em Campo Alegre, o União Brasil pode nem ter nominata completa para vereança. Alguns de seus principais nomes já deixaram, ou estão deixando o partido que passou praticamente inerte nos últimos três anos. O suplente de vereador Alexandre Telma foi para o Progressistas e a vereadora Margarete Augustin anunciou nesta quinta-feira (5), por meio do Jornal A Gazeta, que vai para o PSD, nesta janela aberta pela Justiça Eleitoral.