Caso de dengue tipo 3 identificado pela primeira vez em SC
Estadual – O caso de dengue tipo 3 identificado em uma paciente de Santa Catarina é uma preocupação para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Segundo o diretor-geral do órgão, João Augusto Brancher Fuck, este sorotipo da doença nunca havia sido registrado antes no Estado.
O diretor explica que existem quatro sorotipos de dengue, dois deles já em circulação: DENV1 e DENV2. O DENV3, identificado na paciente da Foz do Rio Itajaí, foi motivo de alerta também da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No caso dessa paciente, o caso é importado, ou seja, ela já veio infectada de fora do Estado. Mesmo assim, segundo o diretor, é uma preocupação.
— Sempre que há um novo sorotipo em circulação existe um risco de transmissão mais intensa da doença —, explica. Segundo ele, uma pessoa que pegou dengue tipo 1, por exemplo, está imunizada apenas contra este sorotipo.
O risco de uma reinfecção ser mais grave é porque o sistema imunológico da pessoa já está mais fragilizado, independente de qual sorotipo for contraído. Como o tipo 3 nunca circulou em Santa Catarina, o motivo de alerta é maior, já que nem mesmo quem já pegou dengue tem imunidade contra este sorotipo.
— A gente pode ver cidades já infestadas pelo mosquito terem uma transmissão mais intensa. A prevenção ainda é o melhor a se fazer, principalmente nos meses mais quentes, que favorecem a proliferação do mosquito —, diz o diretor.
Dengue em Santa Catarina
O boletim epidemiológico divulgado pela Dive na quarta-feira (22) mostra um aumento nos casos de dengue no Estado. De 1º de janeiro a 20 de novembro de 2023, foram notificados 240.929 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 118.307 foram confirmados.
Em relação aos casos confirmados, houve aumento de 41,45% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 83.636 casos da doença.
Além do DENV3, foram identificados casos de dengue causados pelos sorotipos DENV1 e DENV2, sendo que o DENV1 é o sorotipo predominante.
Fonte: NSC
Foto: Reprodução