POLÍTICA: Adolar…Tirso…Tomazini…Eleições…Uwe
Pegando mal
Em Campo Alegre circula um áudio com a voz do secretário de obras, Adolar Bahr (MDB). Neste áudio ele diz para alguém que não adianta pedir reparos de obras para os vereadores. “Não adianta pedir na Câmara de Vereadores, eles não entendem nada. Eles nem conhecem o município inteiro, eu acho…”, diz trecho do áudio. O material caiu nas redes da oposição deixando alguns vereadores furiosos.
Momento é delicado
Esse tipo de situação acontece em um momento em que a prefeitura precisa do apoio do parlamento. Um projeto bem complicado está em discussão na Câmara. Diz respeito ao Refis/2023. “Estamos fazendo de tudo para ajudar, aí vem um secretário com um ´balde de água fria´ em cima do nosso trabalho”, disse um vereador da oposição.
Se empenhando
O vice-prefeito Matheus Fuckner (MDB), que está no exercício da titularidade, já que a prefeita Alice Grosskopf (MDB), está em férias, faz de tudo para uma boa condução nos trabalhos, mas terá que mostrar ainda mais habilidade pra apaziguar essa situação.
Filiações
O Jornaleiro apurou que o prazo mínimo de filiação para se candidatar agora é de 6 (seis) meses. Portanto, as negociações de filiações partidárias devem seguir até o mês de abril com as possibilidades de novas trocas de partidos aos interessados em disputar o pleito. A possibilidade está prevista no art. 9º da Lei da Eleições (Lei 9.504/97).
O que diz a lei
“Art. 9º – Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.”
Contudo, os partidos podem estabelecer prazos maiores em seus estatutos, porém, essa mudança estatutária não pode ocorrer no ano da eleição, para que não gere insegurança jurídica aos filiados e pretensos candidatos.
Correria
Parece que o vice-prefeito de São Bento do Sul, Dr. Tirso Humelgenn (PSDB) foi “convidado” pelo Ministério Público a se explicar a respeito da Portaria que anulou os PAD’s dos médicos. O assunto ainda promete dar o que falar, ou trabalhar, até que tudo fique esclarecido.
Na expectativa
O julgamento da apelação feita pela defesa do prefeito Tomazini (PL) na ação que ele perdeu em São Bento e teve revogada a liminar que permitiu ele ser candidato, está marcado para o dia 14 de novembro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Até lá, a ansiedade vai permanecer, pois depende do resultado do julgamento para a efetiva candidatura para a reeleição.
Ótimo nome
O empresário Uwe Storz (Foto) segue um trabalho que ganha a cada dia novos elogios. Ele está no comando do sistema Civia, Cooperativa que só cresce. Seu nome vem sendo ventilado para assumir comandos ainda mais expressivos no sistema administrativo de cooperativas. Bom para São Bento do Sul onde novas e potenciais lideranças estão surgindo.