POLÍTICA: Sindicato…Professores…Gabinete…Bolsonaro
Na Câmara
Ex-vereador e ex-prefeito de São Bento do Sul, o advogado Fernando Mallon, esteve na Câmara na noite de segunda-feira (17) onde fez uso da palavra representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Campo Alegre. O objetivo foi pontuar as tratativas do Sindicato em favor do magistério. A luta é pela equiparação dos salários ao piso nacional.
Transparência
Mallon, defendendo a classe dos professores e o Sindicato, destacou as idas do Secretário de Educação a entrevistas em rádio da cidade, onde com suas palavras, o comandante da pasta, cria uma situação de antagonismo envolvendo a Educação e o Sindicato. Já o presidente, Edmilson Benedito de Assis, o Mafra, deixou claro que vai seguir lutando para que se cumpra o que está na lei.
Prejuízos
A preocupação do Sindicato é que a prefeitura está protelando a equiparação salarial. O risco é, de não conseguir mais acompanhar os salários com as reposições necessárias no próximo ano, quando acontece o reajuste na data base ainda no primeiro trimestre. Caso não se chegue a um acordo em 2023, o Sindicato poderá, e deverá, entrar com processo contra a prefeitura por não cumprir o que prevê a lei.
Torcida contra
Infelizmente a realização da Expoama ainda corre riscos. O processo para definir a empresa que vai organizar a Festa gerenciando os recursos do município, ainda não chegou ao fim. Algumas empresas foram eliminadas por conta de não cumprir o que prevê o edital, inclusive na questão de documentos. Mas existe muita torcida contra a realização da festa.
Quem vai ser crucificado?
É sabido que nos bastidores teve gente se metendo para que o edital fosse feito “assim ou assado”. Claro, os interesses não são revelados e nem essas informações confirmadas. Mas, caso não dê certo dessa vez, é prudente ao governo municipal abortar a realização da Festa e fazer uma limpa em seu Gabinete tirando algumas peças que estão trabalhando no “Mundo de Nárnia”.
Não vai parar
Justamente por se enxergar um governo que, até certo ponto, está indo bem, vai ter coisa começando a “pipocar”, especialmente para tornar públicas algumas ações de inoperância e salários sendo “jogados fora”. Um filme repetido, mas que vai ser exibido novamente se não houver atitude do prefeito ou do vice para colocar as coisas no seu devido lugar.
Sim! Relacionamento
O que emperra alguns governos de deslanchar e fazer muitas mais coisas acontecerem é a briga de egos, os relacionamentos conturbados por conta de gente que até sabe como fazer, mas se preocupa mais em trabalhar para impedir o sucesso de quem está ao lado, ou à frente, do que melhorar as próprias performances com trabalho em prol da coletividade.
Michele senadora
Uma possibilidade que começa ser ventilada em Santa Catarina. Um projeto de trazer a ex-primeira dama do país, Michele Bolsonaro, para montar residência no estado e se colocar à disposição para concorrer ao Senado Federal em 2026. Alguns apoiam, mas muitos criticam tendo em vista que ela nunca teve afinidade com o estado. Seria apenas mais uma manobra para concretizar projetos políticos de família.