POLÍTICA: Darci…PSD…PP…Magno…Bíblia

 POLÍTICA: Darci…PSD…PP…Magno…Bíblia

De volta

Darci de Matos (PSD) está novamente a caminho de Brasília para assumir a cadeira de Deputado Federal. Ele assume na primeira semana de agosto o lugar do titular Ricardo Guidi, que vai assumir uma Secretaria no Governo Jorginho Melo (PL). Uma oportunidade para voltar a trabalhar fortalecimento da sigla. E precisa, em especial na microrregião de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, onde a sigla está pra lá de enfraquecida.  

Falando nisso

Na segunda-feira (3) Darci de Matos tem reunião em sua chácara com algumas lideranças políticas, incluindo todos os vereadores, e com a presença do cantor Rick, da dupla com Rener. Como ambos estão com projetos de empreender em Campo Alegre, pode ser que até tenham mais alguns “pedidos” a fazer para os vereadores. Ou será uma mera “confraternização”?

Quem vai?

O prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomazini (PSDB), está decidido a deixar o ninho tucano e ingressar no PL. Isso já está sacramentado e inclusive ele mesmo já oficializou por meio da imprensa local. Resta saber quais os homens e mulheres de confiança seguirão o mesmo rumo. O PSDB tem preocupação em segurar algumas lideranças para a disputa eleitoral do próximo ano.

Disputa

O que se comenta ainda pelos corredores da política é que dois ocupantes de cargos de confiança já estariam pleiteando o comando do Partido Liberal. A “Rádio Peão” dá conta que o Secretário de Educação, Professor Josias Terres, e a Assessora de Gabinete, Professora Suzana Teles (FOTO), estariam embarcando com o prefeito no PL mas ambos com intenções de assumir a presidência do partido.

Da classe empresarial

Na mesma sintonia, a “Rádio Peão” informa que os rumores mais fortes são de que o governador Jorginho Melo (PL), já estaria decidido a avalizar um empresário de São Bento do Sul para assumir a presidência da sigla. Jorginho estaria intervindo no comando da sigla das grandes cidades, visando fortalecer seu governo, de olho, em 2026.

Meio Campo

Resta saber se essa situação toda tem passado pela negociação com o atual presidente municipal da sigla, o Secretário de Assistência Social Gilmar Pollum. Gente para assumir o comando, ou que pelo menos deseja isso, não falta. Mas, o que não pode faltar é o respeito ao grupo que não deixou o partido na inércia em São Bento do Sul.

Ninguém quis

O Entreposto do Mel de São Bento do Sul pode se transformar em uma ferramenta para outras atuações da agricultura. Não houve empresa interessada em administrar o local e fomentar o desenvolvimento do beneficiamento do mel na cidade. Uma obra que começou com boas perspectivas, mas que o descaso fez até os produtores do mel perder interesse em beneficiar suas produções no local.

Não quiseram

Vereadores de São Bento do Sul nem chegaram a debater o pedido do Executivo Municipal para estabelecer um monumento à Bíblia na Praça Central da cidade. Deram como justificativas que o prefeito não precisa da aprovação da Casa para tal medida, assim como teria sido o parecer jurídico da casa. O fato é que toda ação que diz respeito “à Palavra de Deus” sempre encontra dificuldades para se destacar dentro da laicidade do estado.

Não foi novidade

Muitos ficaram irados com o presidente do PSD, Eliel de Campos, por ter exposto a busca por cargos no governo para seguir fomentando apoio do partido. O único erro do presidente foi expor publicamente a situação. Mas não existe ingenuidade quando se trata desse “troca-troca” no setor político. E mais: não existe ingenuidade na política. Existe o agente político mais, ou menos experiente. Ingênuo, nesse ramo não!

Cautela

Falando em experiência, parece que alguém do Progressistas teve uma conversa mais de perto com o empresário Mário César Pacheco, sobre quem ou quais pessoas ele deve andar “a tiracolo” pela cidade. Na política não se aplica o ditado “diz-me com quem andas e te direi quem és”, mas sim o “diga-me com quem andas e direi se vou contigo”. Se assimilar o recado, pelo menos não vai afastar possíveis apoiadores e cabos eleitorais que conhecem a história política da cidade.  

Na área

Parece que o Progressistas se movimentou rapidamente para sacramentar o afastamento do ex-prefeito Magno Bollmann da possibilidade de seguir como pré-candidato. Foi confirmado de maneira extraoficial que, agora sim, Magno foi convidado para ocupar um cargo na Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Que cargo e onde vai atuar, é uma informação que ainda não foi revelada.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial