Estado enfrenta superlotação de UTIs adulto e os 10 leitos em Rio Negrinho são grande apoio para a população

 Estado enfrenta superlotação de UTIs adulto e os 10 leitos em Rio Negrinho são grande apoio para a população

Rio Negrinho – “A UTI da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho é uma conquista da comunidade que, cada vez mais, deve ser comemorada”, afirma o presidente, Antônio Oliveira Gomes Filho. O Estado enfrenta uma superlotação devido ao aumento de casos respiratórios e, conforme Gomes, mais uma vez o Hospital tem a oportunidade de fazer a diferença para a população, lembrando que a UTI foi aberta em meio a pandemia, para atender a demanda do Estado.

A gerente de enfermagem do Hospital, Ani Keli Rossini, explica que, nesta terça-feira, 30, nove pacientes ocupam os leitos. “De janeiro a abril tivemos 97 internações na UTI e a nossa média de permanência na UTI é de 10 dias”, afirma.

O presidente da Fundação, também destaca a importância da UTI para a comunidade. “Hoje, se o Hospital não tivesse esses 10 leitos, teríamos nove pessoas em portas de Prontos Socorros aguardando internação em cuidados intensivos”.

Pensando na qualidade do serviço, o Hospital de Rio Negrinho foi um dos selecionados para participar do programa de Tele-UTI, em parceria com Hospital do Coração, de São Paulo, que é referência no tratamento e na recuperação da saúde. “Isso garante a eficiência no atendimento, com recursos otimizados e racionalizados. Uma grande conquista para a nossa Unidade”, lembra o médico e diretor técnico da Unidade Hospitalar, Julyan Baum Vegini.

Leitos privados estão sendo contratados pelo Estado

O governo de Santa Catarina recorreu à iniciativa privada para abrir mais leitos de UTI. Foi assinada nesta segunda-feira, 29, a contratualização de 30 leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque. Os leitos serão divididos em 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrico e 10 de UTI neonatal e estarão à disposição da população a partir de terça-feira, 30. Isso tudo para dar fôlego ao Estado que tem hoje uma taxa de ocupação de UTIs muito próxima dos 100%.

Os leitos em Rio Negrinho estão na regulação do Estado de Santa Catarina e pacientes de qualquer região podem ser internados na Fundação Hospitalar. Hoje, os 10 leitos disponíveis recebem o recurso da habilitação federal de R$ 164 mil por mês. “O restante, cerca de R$ 330 mil, está sendo custeado pelo Hospital. Por isso buscamos o aumento do piso da Política Hospitalar Catarinense para auxiliar nestes valores”, afirma o diretor administrativo, Claudio Marmentini.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa/FH

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial