JASC: Floripa vira em cima de São Bento
Rio do Sul – Uma das últimas modalidades encerradas pelos Jogos Abertos de Santa Catarina foi o Punhobol, no começo da tarde deste domingo (22). As disputas olcorreram no Campo do Colégio Dom Bosco e avançaram o horário da tardem, tendo encerrada a partida decisiva por volta das 13h30.
No primeiro jogo decisivo a equipe de Joinville venceu Caçador por 3 sets a 0 e ficou com a medalha de bronze. Os joinvillenses dominaram o jogo do início ao fim sem dar chances para a zebra entre os quatro finalistas.
Na grande decisão entrou em campo toda tradição de São Bento do Sul, que foi representada pela equipe da Condor com apoio da Fundação Municipal do Desporto. Era um jogo muito esperado para as finais, tendo em vista a equipe da Capital contar com quase totalidade de ateltas oriundos do Rio Grande do Sul, em especial ao batedor Gabriel Rech, que atua pela Sociedade Ginástica Novo Hamburgo e se transformou no principal jogador da Seleção Brasileira de Punhobol.
Por São Bento do Sul estava o batedor Bruno, também da Sociedade Ginástica e que faz dupla de ataque com Gabriel Rech na seleção Brasileira. Portanto, um jogo de alto nível. São Bento ainbda tinha o favoritismo por contar com o melhor sistema defensivo, comandado pelo experiente Assis. Porém o jogo, era sabido, seria decidido no detalhe.
O time da Condor começou bem, levando a partida no ponto a ponto até fechar o primeiro set em 15 a 13. Mas a partir do segundo set o time da capital se mostrou mais equilibrado no sentido de manter a frieza e levar à vitória no set e ainda dominar totalmente o terceiro.
São Bento “votou ao jogo” no quarto set, mostrando porque estava como favorito. Venceu por 11 a 8 e levou a decisão para o quinto set. Foi um partidaço no quinto período. Disputado no ponto a ponto desde o 4 a 4. São Bento chegou a fazer 10 a 9, tendo a bola para fechar o set e levantar o troféu de campeão com vitória por 3 a 2. Mas o elenco adversário mostrou frieza, afinal toda carga e tradição estava em cima da equipe do Planalto Norte.
O time da capital empatou e virou o marcador, fechando em 12 a 10 para acabar com o jogo em 3 a 2 e ficar com o título dos Jasc 2022. “Foi um super jogo. Todos mereciam a vitporia, mas saímos de cabeça erguida e com a consciência de termos representado bem nossa cidade”, disse Daniel Coutinho, presidente da Associação São Bentense de Punhobol que esteve em Rio do Sul para acompanhar as finais da modalidade.
Embora abatido pela derrota, o elenco de São Bento do Sul comemorou o segundo lugar sabendo que os detalhes estiveram favoráveis ao time de Florianópolis, afinal os melhores jogadores do país estiveram em campo na grande final.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro