PUNHOBOL: Agora sim, o campeão voltou
Rio do Sul – Que jogo, que partida, que teste cardíaco, que decisão para foi essa para a última vaga na semifinal do Punhobol dos Jogos Abertos de Santa Catarina. São Bento/Condor/FMD e Blumenau/Guarani proporcionaram um espetáculo no campo do Colégio Dom Bosco na tarde deste sábado (19). No final, vitória da equipe de São Bento do Sul por 2 sets a 1.
O jogo começou lá e cá, ponto de um lado e ponto de outro. Uma aula de saque proporcionada pelos dois batedores, ambos vindos das equipes do Rio Grande do Sul para reforçar as equipes e tornar o espetáculo do Punhobol ainda mais grandioso. Durante toda partia apenas um erro do sacador de São Bento do Sul e dois de Blumenau.
No primeiro set a equipe de Blumenau começou melhor, abriu dois pontos, mas não fez baixar a qualidade do jogo dos são-bentenses que souberam manter o equilíbrio e buscaram o resultado. O set foi fechado em 13 a 11 para São Bento do Sul.
No segundo set, mesmo jogando a favor do vento, a equipe de São Bento do Sul manteve o equilíbrio até o terceiro ponto, quando os blumenauenses viraram o marcador e mantiveram a vantagem até o fim fechando por 11 a 7.
Terceiro e decisivo set
Um teste para cardíacos. Blumenau abriu dois pontos de vantagem, fez 5 a 3, depois 7 a 5 e viu São Bento engatar uma sequência de belíssimas atuações, passando na frente e chegando a 10 a 7. Mas parou. O time do Planalto Norte teve três oportunidades para fechar o jogo e não o fez. Blumenau empatou. Teve polêmica com a arbitragem, mas como a modalidade é, acima de tudo, disciplina, as equipes respeitaram as decisões dos árbitros em duas ocasiões.
Mantendo o equilíbrio e determinação em passar de fase, a equipe da Condor não baixou a guarda e nem deixou cair o nível de seu jogo. Fez o dever no saque e na hora de defender, mais uma vez, ralou o corpo no gramado, com garra defendeu e fez a bola correr no campo do adversário para fechar o marcador em 12 a 10, se classificando para a semifinal.
Time vibrante
Quando se diz que “o campeão voltou”, na partida contra Blumenau se assistiu uma equipe de São Bento do Sul muito diferente. Time vibrante, solidário quando um integrante não conseguia devolver a bola, confiante nas jogadas de ataque. Enfim, um Punhobol digno da história da modalidade e da equipe de São Bento do Sul. Adversários das semifinais, Caçador, Florianópolis e Joinville, fizeram questão de assistir a partida decisiva e saíram do Dom Bosco sabedores que para vencer os atuais campeões terão que jogar muito no domingo.
Sem bola perdida
Esse foi mais um diferencial. Os são-bentenses se focaram em “buscar todas as bolas” que vinham para seu campo sem deixar o segundo quique acontecer. Todo conjunto funcionou em alta voltagem. Defesas incríveis, passes precisos e cravadas certeiras.
Comemoração (Foto de capa)
No fim, a equipe foi aplaudida por quem estava no campo, independente de parar quem estava torcendo, afinal assistiu uma aula de Punhobol proporcionada pelas duas melhores equipes do estado de Santa Catarina. São Bento do Sul/Condor/FMD é, sem dúvidas, favorita para a conquista do título, porém, como se assistiu desde o começo da competição, cada jogo tem sua história. As próximas páginas serão escritas na manhã de domingo (20) e O Jornaleiro estará como testemunha ocular para o registro.
9 horas joga Florianópolis e Caçador e às 9h40 São Bento do Sul/Condor/FMD e Joinville.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro