Samae comemora 56 anos com avanços
São Bento do Sul – A quarta-feira (17) foi festiva para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Bento do Sul. O Samae completou 56 anos em um momento em que os avanços aparecem em diferentes setores.
Para marcar a data a Autarquia organizou um evento durante todo o dia no auditório de sua sede física localizada no bairro Brasília. O presidente, Osvalcir Peters (FOTO DE CAPA), recebeu vários convidados e visitantes que vieram conhecer de perto não apenas a sede física do Samae, mas os sistemas de tratamento de água e da coleta e tratamento de esgotos. Além disso, o sistema de processamento do lixo também se consolida como um dos principais avanços dos últimos anos servindo de modelo para cidades e estados da federação.
Conforme Peters, a Autarquia está vivendo um momento importante e precisa seguir firme garantindo a qualidade da água tratada e o acesso da população ao tratamento de esgotos. “Estamos avançando gradativamente para atender as famílias de São Bento do Sul com toda estrutura do saneamento básico a fim de garantirmos participação na elevação da qualidade de vida de todos”, disse o presidente.
Quem também esteve em São Bento do Sul para esta comemoração foi o presidente da ARIS – Agência Reguladora de Saneamento Básico, Adir Faccio. Ele concedeu entrevista exclusiva para O Jornaleiro que será publicada ainda nesta quinta-feira.
No evento de comemoração o prefeito Antonio Tomazini (PSDB) compareceu para abrir oficialmente o evento que durou o dia todo. Técnicos do Samae apresentaram os programas e projetos implantados, os quais vêm rendendo resultados positivos para o Samae são-bentense.
Início
O Samae foi instalado oficialmente no dia 17 de agosto de 1966 quando foi publicada a Lei 041, instituindo a Autarquia em São Bento do Sul. Desde então tem sido constante o trabalho para garantir água tratada para toda a população e agora a implantação da Rede Coletora de Esgotos. Conforme Peters, até o fim da atual gestão o objetivo é alcançar 39% de todas as residências da cidade com acesso ao sistema da rede coletora.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro