POLÍTICA: Climão…Ameaça…Denúncia…Oitivas

 POLÍTICA: Climão…Ameaça…Denúncia…Oitivas

CLIMÃO

O Clima na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, para quem acompanha os trabalhos da Casa nos últimos 30 anos, é o pior de todas as três décadas recentes. Nunca se sentiu um clima tão cinzento dentro do Legislativo. Não se trata apenas do ar de revanchismo político, mas de um foco que aparentemente não está no cidadão contribuinte, mas nas causas políticas. Além da Pandemia, que se insurgiu contra a população em março de 2020, tem agora as brigas políticas que acabam afastando o cidadão das reuniões da Câmara. É notório!

VAI PIORAR

Pelo que se ouve nos bastidores, o prefeito Tomazini (PSDB) pode sofrer um grande desgaste por conta de ações que devam ser implementadas no Legislativo, no segundo semestre e, especialmente, no ano de 2023. Com a chance de manter um vereador da base no comando do Legislativo reduzida, Tomazini precisará de muita habilidade e de uma equipe experiente em articulação política para seguir trabalhando com tranquilidade.

TOM AMEAÇADOR

O vereador Jairson Sabino (PSDB), como não poderia deixar de ser, parece que vai abrir fogo contra o sistema de governo em São Bento do Sul. Mandou um recado em tom ameaçador ao findar a Palavra Livre na Sessão Ordinária de segunda-feira (18). “Eu quero dizer aqui que nós vamos começar a operação drenagem do pântano. A água vai secar, essa água fedorenta e podre vai secar e nós vamos ver os cadáveres que vão aparecer”, disse.

REPERCUTINDO

Nos corredores e bastidores da política, alguns integrantes de partidos viram e ouvira com preocupação essa fala de Sabino, entendendo que ele vai cumprir a ameaça e desgastar o governo por conta de supostas irregularidades em andamento. Alguns questionam se a postura seria a mesma se o partido estivesse glosando as ações do vereador, mesmo após ter deixado a Secretaria de Obras.

OITIVA CANCELADA

Na manhã desta terça-feira (19) aconteceria mais uma ação relacionada a Comissão Processante que está em andamento. O alvo é atender ao pedido de cassação do cargo do vereador Ângelo Peschiski (MDB), impetrado pela advogada e presidente do MDB Municipal, advogada Luiza Beckhauser Mallon. Mais uma vez a justiça atendeu solicitação da defesa de Peschiski, uma vez que ela está, conforme informações extra oficiais, em tratamento de saúde. O processo vai sendo protelado e se arrastando enquanto a advogada consegue jogar as oitivas para frente.

ZULEICA PRESIDENTE

Tem sido fomentado nos bastidores a composição para a Mesa Diretora do segundo biênio da atual legislatura. Zuleica Voltolini (FOTO) é tida como a mais provável presidente para os últimos dois anos desta composição. Com a divergência dentro do PSDB, que escanteou o vereador Jairson Sabino, há informações de que o tucano já teria comprometido seu voto para a composição articulada pela oposição para assegurar o comando da Casa.

INOCÊNCIA

É isso mesmo! Ainda se fala em lançar apenas um ou dois candidatos para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa pela microrregião. O vereador Darlan Guliani (Cidadania) lançou desafio na Sessão Ordinária de segunda-feira, para que os presidentes dos partidos se articulem para que isso aconteça. Da mesma forma apenas um ou dois nomes para a Câmara federal. No entanto, não há interesse dos partidos em impedir que seus candidatos de fora tenham palanque na microrregião. Tem nome sem as mínimas condições de disputar, mas vai de cabo eleitoral aos líderes maiores que buscam vagas na Câmara e Senado Federal.

ABRINDO FOGO

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), resolveu abrir fogo contra o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). E, algumas acusações chamam atenção, como as de tentativa de coação, retaliação e discriminação se destacam, e opositores, assim como pretensos coligados, enxergam isso como situações graves. Mas, as falas do ex-deputado federal, chegam em uma semana decisiva, em que os partidos de relevância no estado, analisam as possibilidades de coligação com Moisés, que pode acabar sozinho para a disputa do governo do estado.   

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial