PUNHOBOL: Guarani vence final e leva o estadual
São Bento do Sul – Um jogão de Punhobol! A grande final do Campeonato Catarinense da Modalidade aconteceu no começo da tarde deste domingo (03) no Campo da Condor, localizado no bairro Progresso. As quatro melhores equipes da competição deram um espetáculo na semifinal e na grande final.
Nas semifinais deu o favoritismo da Condor/FMD, de São Bento do Sul, e do Guarani, de Blumenau, que venceram Florianópolis e Joinville, respectivamente, e se credenciaram para, mais uma vez, disputarem o título do certame. Na decisão pelo terceiro lugar a equipe de Florianópolis levou a meohor e venceu Joinville por 3 sets a 0.
A final reuniu os dois maiores rivais de Santa Catarina. A Condor e o Guarani, equipes que têm história no estaod tendo disputado muitas finais de Jogos Abertos e Campeonatos Estaduais. Para o Guarani era momento de “ir pra cima” na tentativa de quebrar a hegemonia dos são-bentense que tentavam o sexto título consecutivo.
Mais equilibrado, e apresentando um preparo físico acima dos são-bentense, o time de Blumenau saiu na frente, tomou a virada e nem assim se abalou. A equipe treinada por Reinaldo Guimarães mostrou equilíbrio, especialmente emocional, e voltou a virar a partida, vencendo o quarto e o quinto set para se sagrar campeão estadual. 3 sets a 2 e um espetáculo para quem compareceu no campo. “Perdemos no cansaço. Eles mostraram melhor forma física e conseguiram virar quando estava 2 a 1 pra gente. Parabéns pra eles e agora é preparar a equipe para o Pan Americano que acontece no segundo semestre na cidade de Novo Hamburgo. Temos ainda o campeonato brasileiro e os Jogos Abertos de Santa Catarina. Vamos nos preparar e buscar o nosso melhor para essas competições”, disse o atacante Alexandre sales, da Condor.
Já o treinador do Guarani destacou a união de sua equipe e o foco que foi mantido para levar o título novamente para a cidade de Blumenau. “Foi um grande jogo, mas nossa equipe está mais compacta e experiente. Sabemos que a Condor está em processo de renovação, mas o importante pra nós foi a vitória”, disse. Guimarães ainda destacou que o preparo físico de sua equipe prevaleceu. “Fisicamente ficamos inteiros para o quarto e o quinto set. Eles parecem ter sentido um pouco, mas é coisa do esporte”, segue.
OS MELHORES DO ESTADUAL
Neste ano a Federação Catarinense de Punhobol inovou e decidiu premiar o melhor jogador de cada setor no campeonato estadual. João Schmidt, o Dão, da equipe de Florianópolis foi escolhido o melhor defensor. Guilherme Theys, do Guarani, o melhor meia. Alexandre Sales, da Condor, ficou com o título de melhor atacante e o professor Reinaldo Guimarães levou o troféu de melhor técnico do estadual.
Carlos Reckzel, presidente da Federação Catarinense de Punhobol destacou a acolhida que a entidade, bem como as equipes têm em São Bento do Sul e o tempo estável com sol no sábado e no domingo. “Foi um fim de semana abençoado. O clima ajudou e a cidade sempre nos recebe muito bem. Só temos a agradecer e esperar por novas oportunidades de estarmos aqui para esta festa linda do esporte”, disse.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro