Desabastecimento de remédios causa preocupação em Corupá

 Desabastecimento de remédios causa preocupação em Corupá

Corupá – O secretário municipal de Saúde de Corupá, Felipe Rodrigues, participará na quinta-feira (02) de uma assembleia extraordinária junto ao consórcio Cisnordeste para definir medidas de minimizar o desabastecimento de remédios no município. O problema afeta tanto o setor público como o privado.

Segundo o secretário, não há insumos para produção e entrega de determinados medicamentos utilizados habitualmente pela população.

As mudanças bruscas de temperatura fazem aumentar a procura por antibióticos como a amoxicilina, azitromicina líquida e prednisolona. A última sendo especialmente usada para tratamento pediátrico. Outras drogas mais comuns, como nimesulida, paracetamol e até mesmo a dipirona também estão em falta.

“Corupá e outros 21 municípios da região fazem parte e realizam compras conjuntas através do consórcio Cisnordeste, assegurando o menor preço e a garantia de entrega, mas mesmo com o envolvimento de tantas cidades, as distribuidoras não têm medicamentos para atender. Para se ter uma ideia, pedidos realizados em outubro foram cancelados e refeitos em março e até agora, não foram em partes entregues”, explica Rodrigues.

Para o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini (MDB), a questão é complexa e atinge todo o país. Ele destaca que nesta quarta-feira (01), se reunirá com o secretário estadual da saúde, Aldo Baptista Neto, para discutir a questão.

“Nós estamos preocupados com esta situação porque não falta dinheiro e nem esforço da nossa administração para abastecer a farmácia básica, mas com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os laboratórios estão enfrentando dificuldades para fabricar os medicamentos. Há falta, inclusive, nas farmácias particulares”, observou.

Fonte: OCPNEWS

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial