EMHAB apresenta resultados

São Bento do Sul – A Empresa Municipal de Habitação (EMHAB) de São Bento do Sul completou 60 dias sob nova gestão. Airton Ramos assumiu a pasta no final de janeiro e realizou diversas ações com foco na potencialização do alcance dos programas habitacionais da autarquia.
Com isso, o relacionamento com a comunidade foi ampliado, sendo que até o momento foram feitos 880 atendimentos. Um dos diferenciais da nova gestão é a organização e articulação para captação de novos recursos para a pasta.
“Estamos apenas iniciando um projeto de trabalho, mas com planejamento e ouvindo a necessidade das pessoas, podemos obter muitos benefícios para a habitação de São Bento do Sul”, analisa o diretor-presidente.
Confira as principais ações dos primeiros 60 dias:
- Estruturação de equipe, com contratação de servidores administrativos e técnicos, para ampliar o atendimento aos programas oferecidos pela EMHAB e implantação de novos.
- Aprovação da Lei de criação do Banco de materiais, iniciativa que visa potencializar o censo de cooperação social, estimulando a doação de sobras de materiais de construção para atendimento às famílias que precisam.
- Aquisição de um veículo para trabalhos externos, como visitas a obras, atendimentos da assistente social, reuniões com agentes financeiros, visitas para intercâmbio com outros municípios e outros.
- Implementação de um departamento para trabalhos de regularização fundiária, com pessoas se capacitando e organizando o setor para promover ações contínuas desta grande necessidade de São Bento do Sul.
- Convênio firmado com o Tribunal de Justiça (TJ-SC) e com o Governo do Estado para aderir ao programa, que promove a regularização fundiária de forma mais pratica e ágil.
- Programa Casa em Dia, para facilitar o pagamento de débitos de mutuários com a EMHAB, possibilitando que de forma extrajudicial e mais rápida se resolvam as pendências financeiras.
- Desenvolvimento de novos projetos para construção de habitações, priorizando utilizar os terrenos que são de propriedade da EMHAB e do município, visando atender mais famílias anualmente.
- Previsão de captação de recursos históricos para São Bento do Sul, através da prefeitura de São Bento do Sul, com o compromisso do deputado Zé Trovão do envio em 2026 de R$ 4 milhões para investimento em unidades habitacionais de interesse social.
A EMHAB pretende nos próximos meses abrir períodos de cadastramento, buscando o lançamento de novos empreendimentos. “Temos como visão seguir desburocratizando o acesso à moradia de interesse social e priorizando a qualidade no atendimento às pessoas que precisam dos serviços da habitação do Município”, finaliza Airton.
informações: Emhab
Foto: Divulgação