COLUNA POLÍTICA: Jorginho…Pesenti…Tomazini…saúde

Plano Mil
Quem não lembra dessa estratégia do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) para tentar garantir apoio dos prefeitos de Santa Catarina para sua tentativa de reeleição? O programa “Santa Catarina Levada a Sério”, do governador Jorginho Melo (PL) não é nada diferente.
Recursos
O governador segue “desfilando” pelos municípios do estado apresentando documentos que, segundo o governo, vão garantir investimentos milionários. Se o objetivo maior é o engajamento dos prefeitos na pré-campanha e o compromisso para a campanha, importante saber que muitos também prometeram apoio a Moisés. Mas, como um dos combustíveis da política é a “promessa”, o governador precisa de “plano B”.
Vereador Luis da Luz
O vereador esteve na tarde de quarta-feira (2) no Gabinete para algumas reuniões. Em rápida conversa com O Jornaleiro deixou claro que seu posicionamento pelo sistema de governo de direita vem desde antes da campanha que o elegeu segundo suplente do Partido Liberal.
Vai continuar
Luis disse que tem uma postura e um compromisso com São Bento do Sul e que, mais do que as brigas políticas, têm interesse de fazer algo mais pela população. O entendimento do vereador é que críticas e divergências de ideias fazem parte da política, mas não se pode querer “ganhar no grito”.
Bem na fita
Prefeito Tomazini (PL/Foto) satisfeito com muitos dos seus cargos de confiança. Destacamos aqui uma das surpresas positivas, Gabi Weihermann. Diretora de imprensa tem mostrado habilidade e versatilidade na função. Sabe delegar e organizar o trabalho que deve ter novos incrementos nas próximas semanas.
Falando em Tomazini…
…o prefeito recebeu O Jornaleiro para uma conversa, cerca de uma hora, na tarde de quarta-feira (2). Vários assuntos na pauta. O alcaide carrega uma série de intenções que devem ser colocadas em prática nos próximos dias.
Agricultura
Nesta semana Tomazini solicitou do setor jurídico um parecer definitivo quanto a situação de contratação em cargo de confiança do atual secretário, Luis Lindecir Pesenti (PSD) e do sobrinho dele, diretor na mesma pasta. Já tem jurisprudência em caso parecido e a saída será mesmo a dispensa de um dos dois.
À Câmara
Pode ser que nos próximos dias o prefeito anuncie outra pessoa para o comando da pasta, podendo Pesenti retornar para o Legislativo. Porém, o momento é delicado na Câmara onde o papel da suplente Terezinha Dybas (PSD) tem sido fundamental. A saída do diretor, sobrinho do secretário, é o mais provável.
Saúde
Ainda na conversa o prefeito teceu uma série de comentários acerca do andamento das tratativas relacionadas à saúde. “Olha, não está fácil. Até porque a saúde tem muitas faces e é dinâmica. Mas vamos enfrentando as situações melhorando a cada dia”, disse.
Sobre o Hospital
Quanto ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, que no momento está em uma relação turbulenta com a Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito disse apenas que, de fato, existem situações que carecem de atenção. “Mas a gente está buscando soluções e tenho certeza que vamos melhorar muitas coisas ainda. As divergências fazem parte e o trabalho visa o melhor para o cidadão”, disse.