Supermercado é condenado por restringir idas de caixa ao banheiro

 Supermercado é condenado por restringir idas de caixa ao banheiro

Rio do Sul – Um supermercado da cidade de Rio do Sul no Vale do Itajaí, foi condenado pela 1ª Vara do Trabalho da cidade por restringir as idas ao banheiro, de funcionária que trabalhava no caixa do estabelecimento. As informações são do site Consultor Jurídico.

O supermercado terá que pagar indenização no valor R$ 20 mil, a título de danos morais. No processo, testemunhas relataram que a restrição era generalizada entre os funcionários, com um impacto particular nas trabalhadoras do sexo feminino.

No relato à justiça do Trabalho, a autora expôs uma situação de longos períodos de espera para poder usar o banheiro. Segundo ela, mesmo acionando uma luz para sinalizar aos fiscais de caixa, o chamado era frequentemente ignorado, especialmente quando o supermercado atingia o pico de movimento.

Testemunhas confirmaram a denúncia, sendo que uma de suas colegas afirmou ter presenciado outra funcionária “vazar fluxo menstrual para a roupa”, pois não conseguia ir ao banheiro para trocar o absorvente. Ainda de acordo com o relato, a situação fez com que a trabalhadora precisasse ir para casa “se lavar e trocar de roupas”.

Mesmo quando as funcionárias apelavam para os gerentes, e não apenas para os fiscais de caixa, a resposta continuava negativa. Era habitual, por exemplo, ouvirem frases como “segurem só mais um pouquinho”, utilizadas para prolongar a espera indefinidamente.

Como foi em primeira instância ainda cabe recurso da decisão divulgada neste mês.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0000782-76.2024.5.12.0011

Informações: Consultor Jurídico

Foto: Freepik-reprodução

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial