POLÍTICA: Posses…Câmaras…Chapas…Prefeituras

 POLÍTICA: Posses…Câmaras…Chapas…Prefeituras

Chegou o dia

Ano Novo, novas gestões e novas legislaturas definidas para todos os municípios brasileiros. Nesta quarta-feira (1) todos os eleitos em 6 de outubro tomam posse como prefeito, vices e vereadores, para mais um período de gestão e legislativo. As definições que ainda faltam dizem respeito aos comandos nas Câmaras Municipais.

Negociações

O último dia do ano foi de conversas nos bastidores em São Bento do Sul e Campo Alegre, onde ainda não houve acerto para o comando das Câmaras Municipais. Tudo será definido após a posse e na primeira Sessão que vai contar com a eleição pelo voto.

Em Campo Alegre

Vereadores (as), prefeito e vice participam logo mais às 8 horas da Missa que acontece na Igreja Matriz localizada no Centro da cidade. Em seguida, às 10 horas, ocorre a Sessão Solene de posse no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson.

Eleição

Após a posse os vereadores, sob presidência da mais votada, vereadora Bete (PP), ocorre a eleição para definição da Mesa Diretora. Duas chapas devem ser apresentadas para a composição, sendo que em uma delas a candidata é a vereadora Ana Lúcia Piski (MDB), a qual já foi presidente da Casa.

São Bento

A Sessão Solene de posse ocorre às 17 horas na Câmara de Vereadores, onde os eleitos serão empossados juntamente com o prefeito reeleito, Antonio Joaquim Tomazini Filho (PL), ao lado do vice-prefeito reeleito, Tirso Gladimir Humelgenn (UB).

Presidência

No mesmo local, sob presidência do vereador mais votado, Luiz Neri “Magrão” Pereira (PL), ocorre a definição da Mesa Diretora. Embora o PL e o PSD tenham anunciado que está definida a situação, é possível que haja apresentação de duas chapas para a disputa, sendo que em uma delas, o candidato é o vereador estreante Vilson da Silva (PL).

Novidade

Pela movimentação nos bastidores é possível que uma segunda chapa seja inscrita para a disputa, tendo Gilmar Pollum (PL) ou Cátia Friedrich (PSD) como candidato (a) à presidência. Mas a manhã deverá ser de negociações, para que se chegue na hora da eleição com tudo definido.

Preocupações

A maior preocupação demonstrada por políticos, e até empresários experientes, diz respeito a manter a integridade do Legislativo, bem como sua credibilidade e independência. Alguns entendem que a Câmara precisa de liberdade para que a democracia na Casa seja exercida em todas as formas. Com os vereadores eleitos mais conscientes, essas preocupações têm mexido com a possibilidade de uma decisão contrária ao que tem sido anunciado até o momento.

Prefeituras

Em Campo Alegre Rubens Blaszkowsky (PSD) vai assumir uma prefeitura que está caminhando bem, com alguns ajustes a serem realizados e algumas medidas que precisam ser tomadas. Mas, diz-se nos bastidores da política, a vitória de Rubens tem vários fatores: sua popularidade e ações abaixo do esperado da maior parte da equipe de governo anterior.

Gestores

Alice Grosskopf (MDB) e Matheus Fuckner (MDB), prefeita e vice, respectivamente, deixam o Executivo com avaliação positiva. Só erraram em não mexer na equipe logo no começo quando ficaram evidentes algumas situações de baixos rendimentos e dificuldade de relacionamento.

Em São Bento…

…Tomazini e Tirso (Foto) seguem como a segunda dupla a alcançar a reeleição na história da cidade. Devem dar sequência a um trabalho que foi iniciado com foco na pavimentação. Porém, para a segunda gestão, Tomazini tem preocupações que devem focar em outras áreas, como saúde, habitação e agricultura. Setores que deixaram a desejar. Muito embora a saúde tenha melhorado em alguns segmentos, tem muita coisa no setor, que ainda precisa mudar.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial