POLÍTICA: Posse…Pollum…Tomazini…PSD
Segunda gestão
Prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini (PL), começou cedo os trabalhos nesta quinta-feira (2). Ele e o vice-prefeito, assim como com os vereadores, foram empossados para o mandato na tarde de quarta-feira (1), quando também ocorreu a eleição para a nova Mesa Diretora na Câmara Municipal.
Acertos
A eleição para a Mesa Diretora restou em algumas lições importantes para o Alcaide dar os rumos para sua gestão de agora em diante. Uma delas é que, a partir do resultado, não deverá mais “terceirizar” negociações de acordos políticos que sejam de seu interesse e determinantes para a sequência do governo. Precisa tratar pessoalmente da situação.
Ex-vereador
Tomazini foi vereador e também presidente da Câmara. Era sabedor que a situação para votação se decide apenas “aos 45 ou nos acréscimos”. Ninguém é culpado ou inocente quando todos os eleitos para vereança têm o mesmo direito de querer disputar.
Visivelmente…
…o prefeito ficou insatisfeito com o resultado, não por conta da composição da Mesa, mas pela forma como seus articuladores perderam a batalha. Uma clara demonstração de que precisará rever a situação e se preparar para estar mais próximo do parlamento a fim de evitar desgastes maiores como alguns que ocorreram na legislatura anterior.
Interesses
Também estava muito claro, que o jogo de interesses de algumas pessoas estava direcionado a “projetos pessoais” e sustentação do ego. Por isso, o fato de querer “socar goela abaixo” mostrou que tal sistema não funciona mais. É preciso negociar propostas que visam o melhor para condução dos trabalhos tanto no Executivo quanto no Legislativo.
Cargos
Também circulavam nos bastidores, informações de que alguns “articuladores”, já haviam loteado os cargos de confiança da Câmara, tendo inclusive dado nome aos que estariam ocupando as funções. O presidente eleito, Gilmar Pollum (PL), deixou claro que a decisão sobre os principais cargos será discutida entre os quatro integrantes da Mesa.
Não tem força
O resultado ainda mostrou que algumas pessoas, umas políticas e outras principiantes, não têm o poder de persuasão que aparentavam ter. Mais uma situação, que favorece o prefeito, inclusive para as decisões com relação aos cargos que ainda vai dispensar ou nomear para o governo.
Parar com isso!
Tomazini também precisa abandonar a ideia de “não consigo demitir ninguém”. O governo é seu, legitimado pelo eleitor que confiou em sua capacidade e do seu vice. Como na iniciativa privada, quem não deu ou não está dando certo, precisa ser dispensado.
Verdade seja dita
O PSD clareia insatisfação com a equipe de comando. Os vereadores, Luis Pesenti e Cátia Friedrich, analisaram os prós e os contras antes de decidir embarcar num projeto contrário ao que o partido queria. Mesmo com possíveis prejuízos de cargos indicados, optaram pelo zelo do Poder Legislativo. Ganharam pontos e respeito político!
Bem de perto
Logo após o resultado da eleição, Tomazini e Gilmar, que estavam sentados lado a lado, tiveram uma rápida conversa enquanto a ata da reunião era confeccionada. Segundo Gilmar, foi um momento importante para reafirmar ao prefeito seu compromisso com o governo e com o povo de São Bento do Sul. “Deixei claro que não seremos oposição, mas tivemos que tomar essa atitude para preservar o Legislativo. Vamos trabalhar em parceria com o Executivo”, disse o novo presidente para O Jornaleiro.
Cuidados
Após a definição, algumas rusgas e arestas foram registradas ainda na Câmara com dedos em riste, cochichos ao “pé-do-ouvido” e até mensagens atacando aqueles que não fizeram a vontade dos que concordavam com a chapa divulgada, com propósito de fracionar a presidência para um ano a cada interessado, contrariando o Regimento Interno.
Judicial
Parece que algumas situações passaram o limite do “bom senso” e pode virar caso judicial. Um péssimo negócio aos que não aprenderam ainda que os acordos políticos são uma constância na mudança. Só cresce na política quem aprende que, “perder” faz parte e respeitar resultados é para os grandes.
Por tudo isso…
…pode ser que aconteça mudança nos planos do governo, em especial com relação aso cargos que estão ou serão preenchidos na prefeitura pelo PSD. Mas, claro, o prefeito já foi alertado que retaliar não é a melhor decisão.
Tomazini Político
Também é preciso concordar que agora é o momento de conhecer o “Tomazini Político”, o cara que sabe mexer as peças no tabuleiro sem prejuízo para o sistema e nem prejuízos para os trabalhos na prefeitura. Experiência Tomazini tem de sobra, mas terá que chamar a responsabilidade para si e tratar pessoalmente dos assuntos, sem ouvir quem possa instigar a “política do fígado”.