POLÍTICA EXTRA: Diretor…Mônica…Saúde…Cerene
Novo diretor
Vereador Gilmar Pollun (PL), presidente da Câmara Municipal, por meio da Assessoria de Comunicação, divulgou na tarde desta segunda-feira (20) a contratação de Ronnie Albert Zulauf, o novo diretor geral da Casa. Ele assumiu e já está desempenhando a nova função, se inteirando dos fatos para ajudar no andamento dos trabalhos.
Samae
Com Zulauf assumindo a vaga, Marco Redlich (PP), que estava até então no cargo, volta para sua vaga efetiva no Samae. Gilmar reiterou a gratidão pelo comprometimento de Redlich, que ficou até a chegada do novo profissional que dará continuidade nas ações pertinentes ao cargo.
Primeira Dama
Mônica Tomazini (FOTO), primeira dama de São Bento do Sul, esteve na manhã desta segunda-feira (20) no Gabinete do prefeito. Ela acompanhou a apresentação de um projeto social oriundo de Concórdia e que está sendo aplicado em São Bento do Sul até a próxima quinta-feira (23).
Preocupações
Em conversa com O Jornaleiro, dona Mônica disse que seu objetivo é ajudar o governo naquilo que é condizente com o papel de primeira dama. Mas também não escondeu a preocupação com a pressão que o marido sofre politicamente. Como ainda inspira cuidados com a saúde, por conta de toda situação enfrentada nos últimos anos, Tomazini deve contar com a presença mais próxima da esposa.
Saúde no topo
Uma das preocupações, aparentemente, da primeira dama, é que a pressão psicológica feita em cima do prefeito por pessoas que deveriam compreender as decisões do mesmo, afete a saúde do Alcaide. Então, aos que conhecem, é sabido que a linha de frente, o escudo do prefeito, volta a ficar forte com a presença da primeira dama.
Lamentos
O Grupo Renovar, braço do Cerene – Centro de Recuperação Nova Esperança, recebeu “um balde de água fria” na tarde desta segunda-feira (20). Havia expectativa de continuidade ao projeto “Tá Ligado”, que leva informações de prevenção sobre o uso do álcool e outras drogas por meio de palestras e outras ações, com cerca de 1200 atendimentos mensais em Campo Alegre. Mas, a secretaria de educação informou que não tem interesse em renovar a parceria por conta do desprendimento de recursos.
Investimento
Mensalmente a prefeitura pagava em torno de R$ 10 mil para o projeto se desenvolver. E os frutos vêm sendo colhidos. Um trabalho focado de combate às drogas por meio de prevenção direta com os estudantes. Mas, o novo governo parece ter entendido que existem outras prioridades.
Enquanto isso…
…o departamento de Assistência Social segue no atendimento a uma série de problemas causados por desajustes em família causados por problemas relacionados ao alcoolismo e drogadição. Talvez seja esse um dos principais lamentos e causa de desânimo nas pessoas ou entidades que trabalham com prevenção: governos mudam e não dão a devida sequência e nem importância para ações desta natureza, especialmente quando o projeto é iniciado por governos de partidos antagonistas.
Pra lembrar
O projeto foi destaque na Câmara Municipal no fim do ano de 2024 com uma Moção de Aplausos e reconhecimento unânime da Casa pela eficiência da prevenção proposta. Inclusive o atual presidente do Legislativo, vereador Ernani dos Santos (PSD), que é professor e conhece de perto o projeto, foi quem mais elogiou o formato do programa, que leva informações aos estudantes.