POLÍTICA: Cátia…Suzana…MDB…PT…UB
Lamentações
Algumas mulheres, leitoras de O Jornaleiro, opinam que a situação envolvendo a vereadora Cátia Friedrich (PSD) não pode ficar apenas no pedido de desculpas. “Isso, de pedir desculpas e deixar por isso mesmo, lembra as mulheres que são agredidas em casa, perdoam e acabam sofrendo situações mais graves depois”, disse uma internauta.
Procuradoria
Entendem elas que há a necessidade de uma ação imediata para dar crédito tanto para a Procuradoria quanto para a Câmara Municipal e à própria vereadora, no sentido de coibir situações que até o momento são tratadas como incidentes que podem ser relevados.
Saia justa
Realmente, fica uma situação delicada para a vereadora e para a Procuradoria, num momento em que o setor precisa demonstrar ser digno da confiança das mulheres (e da comunidade em geral) que passam por dificuldades, em especial por sofrer agressões dentro e fora de suas casas.
Suzana vice?
Essa é a possibilidade sonhada por “alguns” do PL. Mas não será bem assim, até pelo fato de ter pela frente três anos para decisões e oportunidades de crescimento de lideranças dentro da sigla. O processo de eleição da Mesa Diretora já mostrou alguns nomes que não têm condições, fica aberto para aqueles que podem mostrar serviço. Suzana teria que mostrar muito mais em articulação e maior presença pela cidade.
MDB
Gente grande do MDB aposta em uma nova fase da sigla almejando preparação para 2028. Mas, tudo passa pelo trabalho do vereador Diego da Academia e renovação no comando da sigla em São Bento do Sul. Caso contrário, vai chegar o tempo de decisão sem muitas alternativas (de novo).
PT
Tudo indica que o Partido dos Trabalhadores vai ter a sua integrante Jaciara Machuga em novas disputas eletivas. A movimentação dela, que foi candidata à prefeitura no ano passado, dá mostras de que se prepara para o próximo pleito, podendo se lançar candidata a deputada estadual em 2026. Será?
União Brasil
Lideranças do Partido devem começar a cobrar do presidente, Márcio de Oliveira, uma atitude com relação às denúncias expostas contra o vereador Joelmir Bogo e o caso envolvendo a vereadora Cátia Friedrich (PSD). O partido já está registrando alguns burburinhos internos por conta de não ter espaço desejado no governo municipal e com o desgaste protagonizado pelo Edil. O Kisuco ferveu mais ainda.
Fora
E não vai ter jeito. Gente que pleiteava, e ainda pleiteia, cargos no governo deve ficar fora por conta do baixo número de vagas de confiança. Tanto que Tomazini (PL) está protelando algumas mudanças para dar um tempo para correligionários do União Brasil e PSD se empregarem na iniciativa privada e abandonarem o projeto de participar em cargos do governo.
“Segue o barco”
Parece que o prefeito Tomazini (PL) está mexendo os pauzinhos para fazer o trabalho seguir em frente. Informações do Gabinete dão conta que na tarde de segunda-feira (6), o prefeito chamou alguns vereadores para reunião. Vilson da Silva (PL), Joelmir Bogo (UB/FOTO), Marcelo Quost (PL) e a primeira suplente, Marina dos Santos (PL) estiveram na sala de reuniões com o Alcaide.
Dedução
Não foi divulgado o que tudo foi tratado no encontro, que teria durado quase duas horas. Mas o prefeito teria pedido para que todos olhem para a frente, deixando de lado revanchismos e assimilando o resultado de tudo que ocorreu. O momento é de organizar o trabalho, não de fomentar brigas. Claro, Tomazini deve estar se reunindo com os vereadores para avaliar a capacidade (QI mesmo) de cada um para definir quem tem condições de assumir o papel de líder de governo.
Marina
Pelo histórico dos que estiveram com o prefeito, é de se deduzir que Marina dos Santos reúne melhores condições de exercer essa função, até pelo conhecimento do serviço público e agilidade em juntar informações. Porém…todavia, o prefeito deverá fazer ainda algumas movimentações nas peças que compõe a equipe. Marina pode nem assumir a Câmara e ser destacada para uma secretaria, pois sua agilidade e eficiência já conquistaram a confiança do Chefe maior com sua atuação como diretora de agricultura.