Mais de sete mil famílias incluídas no CadÚnico

 Mais de sete mil famílias incluídas no CadÚnico

São Bento do Sul – A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, atingiu em 2024 mais de 7400 famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), tendo dobrado sua cobertura nos últimos quatro anos. Esse dado representa que mais de 22 mil pessoas, ou seja, cerca de 25% da população de São Bento do Sul, que com o cadastramento, podem ter acesso a programas sociais dos entes federativos.

A diretora de Políticas e Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Marisa do Amaral, ressalta que este salto nos registros ajuda para que os gestores públicos tenham um panorama mais realista das necessidades da população. “Foi um crescimento muito positivo, pois isso é um indicativo que dá um norte sobre as questões sociais do município. Outro ponto importante é que a cada dois anos é necessário fazer a atualização dos cadastros, onde nos últimos dois anos tivemos 1.835 atualizações”, observa Marisa. 

Diversos programas e benefícios sociais, atualmente, podem ser acessados somente por quem está identificado no CadÚnico, o que promove maior transparência e assertividade nas ações em prol das pessoas em vulnerabilidade social. “Este é hoje o principal instrumento nacional para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, estaduais e municipais”, frisou a diretora.

Exemplos de programas acessados são o Bolsa Família, o Pé-de-Meia, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Auxílio Gás, o Programa Minha Casa Minha Vida, Aluguel Social, entre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de diversos outros projetos e os cidadãos podem regularizar seu registro nos três CRAS do Município: Centenário, Serra Alta e Oxford, com cadastradores capacitados.

O CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o Governo Federal conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.  

Informações e foto: ASCOM/PMSBS

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial