Procuradoria encerra o ano homenageando mulheres
São Bento do Sul – A Procuradoria da Mulher de São Bento do Sul encerrou as atividades do o ano de 2024. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (4), no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini, na Câmara de Vereadores.
A vereadora Karen Lili Fechner, atual procuradora à frente da entidade, recebeu diversas autoridades e comunidade em geral que prestigiaram o evento.
A cerimônia iniciou com a apresentação das ações realizadas em 2024. Ao longo do ano, a Procuradoria desenvolveu diversas iniciativas para ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres e combater a violência. Entre as principais ações, destacam-se:
- Palestras educativas: Foram realizadas em 25 escolas municipais, estaduais e particulares, atingindo diretamente cerca de 1.100 estudantes do 9º ano, com distribuição de mais de 2 mil materiais informativos.
- Capacitação de agentes de saúde: Em março, ocorreu a 1ª Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, com foco no reconhecimento de sinais de violência doméstica.
- Dia da Família na Escola: A Procuradoria participou de eventos em três escolas do município em abril, promovendo diálogo com as famílias.
- Fortalecimento da presença feminina na política: Em maio, a palestra “Os Passos da Mulher na Política”, com a Deputada Estadual Paulinha, incentivou a participação feminina nos espaços de poder.
- Instalação de placas informativas: Em julho, 34 pontos estratégicos da cidade receberam sinalizações sobre os serviços da Procuradoria da Mulher.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageadas mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. As senhoras Nicia Terezinha Zschoerper (empresária), Cláudia Zelinski Figura (Cabo da Polícia Militar) e Kethlyn Dombeck (motorista da Coletivos Rainha) receberam certificados em reconhecimento ao impacto positivo de suas trajetórias.
A Procuradoria
Criada pelo Projeto de Resolução 01 de 20 de julho de 2021 e instalada em 02 de dezembro em sessão solene na Câmara, pela então presidente da Casa Legislativa, vereadora Carla Odete Hofmann, a Procuradoria tem a missão de representar e defender todas as mulheres. Recebe e encaminha denúncias de violência e discriminação, fiscaliza e acompanha a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visam à igualdade de gênero, bem como coopera com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Além disso, promove pesquisas e estudos sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher.
Informações e foto: Viviane de Vargas Miranda/CVSBS