POLÍTICA: Laube…Piska…Mesa…Fantoche
Foto de Capa
Maikel Laube, secretário de administração de São Bento do Sul, participou de mais uma reunião de trabalho com o prefeito e vice eleitos para a próxima gestão em Corupá. Maikel fará parte da equipe técnica com participação direta no Gabinete para tocar os rumos da cidade.
Enquanto isso…
…em São Bento do Sul não há definição de nome para assumir a cadeira na pasta deixada por Laube. Vale destacar que, como secretário, Maikel encarou difíceis tarefas, como as licitações para serviço funerário e para o Transporte Coletivo.
Colegiado
Também na quinta-feira (19), o prefeito reeleito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB), reuniu sua equipe de secretários e presidentes das Fundações e Autarquias. Como já tem todos os nomes definidos, mostrando organização e determinação, o prefeito repassou aos que assumem cargos em janeiro, as diretrizes para seu governo.
Pidões
Já em São Bento do Sul, o prefeito Tomazini (PL), agora em férias, terá oportunidade de passar alguns dias longe dos “pidões” de cargos. Tem gente que já afundou o carreiro na prefeitura na tentativa de garantir uma colocação em um cargo de confiança. Alguns ficarão “sentados na pedra”.
Digestão difícil
Ainda está sendo difícil para uma grande parte do eleitorado de São Bento do Sul processar as negociações feitas para a Mesa Diretora da Câmara. Foi uma negociação vergonhosa, onde se “rasgou o Regimento Interno” para servir interesses pessoais.
Não terminou
O barulho em torno da Mesa de 2025 ainda é grande nos bastidores e, pasmem, tem vereador se achando “professor de deus”. Está se dando ao luxo de oferecer secretarias para colegas, mas com claro objetivo de “eliminar concorrente” no parlamento.
Reunião
Vereadores eleitos na base de apoio ao governo tiveram mais uma reunião na quinta-feira (19), mas, nem todos compareceram. Têm aqueles que já sentem o desgaste antes mesmo de sentar na cadeira e optam por evitar exposição nesse fim de ano.
Só um palpite
A decisão sobre a Mesa Diretora ainda não é definitiva. Movimentações estão acontecendo nos bastidores e pode haver reviravolta no primeiro dia do ano. Tem gente ouvindo a opinião pública e tem gente, mais esperta, que sentiu que o Legislativo precisa ter liberdade.
Outra situação…
…diz respeito a eleger presidente “fantoche”. Isso quer dizer que o risco de eleger um presidente que “não vai comandar” é grande. Tal situação se justifica pelo fato de o Gabinete do prefeito Tomazini, junto com o comando do PL, já ter decidido quem vai ocupar os principais cargos de confiança no Legislativo. Parece que será uma maneira de descarte de peças que não corresponderam no Executivo.
O Piska é ‘soda’!
Ex-vereador de Rio Negrinho, Arlindo André da Cruz, o Piska, voltou a estar no centro dos comentários das redes sociais. Pela metade do ano de 2024 teceu comentários ofensivos contra o deputado federal Pedro Uczai (PT). Foi acionado judicialmente e entre os prejuízos teve que postar pedido de desculpas por ter faltado com a verdade ao se dirigir ao parlamentar.