POLÍTICA: Divergências…Independência…frustração…Ana Lúcia
“Bicho pegando”
Nada definido com relação à presidência da Câmara de São Bento do Sul para o biênio 2025/2026. O que parecia certo parece que teve reviravolta nos bastidores e a situação pode ser outra na hora da montagem de chapas no primeiro dia de janeiro de 2025 após a posse.
Preocupações
Alguns vereadores (as), com visão um pouco mais aberta, se mostram preocupados em dar sequência na negociata em que ficou definido o compartilhamento da presidência com um ano para cada vereador interessado (a) no cargo. A repercussão negativa que tal acordo está tendo pode fazer com que a prudência seja colocada em prática visando eleger a Mesa conforme ‘reza’ o Regimento Interno.
Será positivo
Se, de fato, essa reconsideração acontecer, a Câmara pode mostrar maturidade e provar que a intenção não é servir interesse pessoal ou partidário, mas à comunidade local que muito vai precisar do Legislativo nos próximos anos.
Presidência
Mesmo antes de decisões serem definitivas, algumas críticas fortes são direcionadas a vereadores que estão “negociando” a presidência e os cargos da Casa e na Prefeitura, como se fossem os paladinos da política e das decisões em favor da cidade. Coisa absurda mesmo!
Confidência
“Cara, uma coisa absurda está acontecendo. Gente se dando ao direito de negociar até cargos de primeiro escalão em nome do prefeito e do vice. Uma vergonha! E gente que não ouve ninguém, apenas as próprias ideias e intenções”, disse uma pessoa que foi eleita para a legislatura que começa amanhã.
Novos rumos
Com a gangorra ainda agitada para definições, os nomes de Gilmar Pollum (PL), Cátia Friedrich (PSD) e Rodrigo Vargas (PP) surgem como novas possibilidades de presidência, inclusive com apoio dos partidos da oposição (PP e MDB) que também não concordam com as negociações feitas até o momento. “Precisamos preservar a legitimidade e a independência do Poder Legislativo. Isso que estão querendo fazer, sem respeitar o Regimento, é prejudicial à democracia e ao Legislativo em geral”, revela fonte que participa das negociações.
Campo Alegre
A disputa pela presidência da Câmara parece que passa pela celebração religiosa (missa) que ocorre às 8 horas de quarta-feira (1) com a participação dos eleitos. Vai ter apelação para a oração em busca de um entendimento no grupo da base de apoio ao prefeito Rubens Blaszkowsky (PSD).
Segunda chapa
Como o Regimento Interno prevê necessidade de quatro integrantes para apresentação de chapa, a vereadora Ana Lúcia Piski (MDB/Foto) se prepara para “dar a volta” no grupo governista. Sentindo a disputa interna e divergência no grupo, ela decidiu lançar uma chapa com os vereadores do MDB e do PL. São quatro Edis que acreditam poder contar com um “voto surpresa” da base governista.
Aberto
Como a votação é aberta, Ana Lúcia aposta em um voto dissidente da situação para voltar a presidir a Câmara. O prefeito Rubens preferiu não intervir nas negociações, que internamente tem disputa entre João Nilson Venera (PP) e Ernani dos Santos (PSD). Mas, o grupo do PP já ponderou que o PSD vai comandar o Executivo, por isso o Legislativo precisaria de um “contraponto” com o comando para o Progressista.
Muito Obrigado!
Estamos encerrando o ano de 2024. O Jornaleiro trabalhou para trazer informações políticas relevantes ao conhecimento público neste período, como sempre o fez. O foco é a seriedade e comprometimento com a verdade, jamais ataques pessoais ou divulgar legislando em causa própria. Nossa mais sincera gratidão a todos os leitores que abrem nossas notícias e sabem que estas são confiáveis, pois nosso entendimento é que jornalismo precisa de transparência para alcançar o objetivo que é informar as pessoas com clareza. Muito obrigado a todos e desejamos um ano de 2025 de prosperidade em todos os sentidos, mas especialmente no sentido espiritual. Que Deus nos ilumine para seguirmos trabalhando pela causa do jornalismo e na defesa do cidadão em geral, com informações precisas e verdadeiras; que ilumine a cada cidadão para que a vida seja uma experiencia pautada na justiça, no bem e na verdade. Um ótimo 2025 a todos!