POLÍTICA: Cátia…presidência…saúde…Câmaras

 POLÍTICA: Cátia…presidência…saúde…Câmaras

Cátia

A vereadora eleita Cática Friedrich (PSD/Foto), em conversa com O Jornaleiro há alguns dias, disse que vai fazer um trabalho pertinente ao papel do vereador, que é fiscalizar e ajudar nos encaminhamentos de projetos que sejam plausíveis para o bem estar do cidadão. Segundo ela, é preciso mais atenção às necessidades e menos em Moções de Aplausos que têm sido a tônica em alguns parlamentos nos últimos tempos.

Presidência

Cátia tem sido inflamada por alguns líderes partidários e até vereadores eleitos, a não abrir mão de disputar a presidência da Mesa Diretora. Na reunião com a vice-governadora, ocorrida semana passada, “deu a letra” de algumas questões que vêm pela frente. Enalteceu os avanços na educação municipal para Marilisa Bohem (PL), mostrando que vai trabalhar alinhada com o governo, mas também defendendo as iniciativas do partido onde está inserida (PSD).

Dificuldade

Deixou, há algum tempo, de ser novidade, que o prefeito Tomazini (PL) terá dificuldade com algumas pessoas e partidos da coligação. Isso porque tem gente que participou, e ainda está participando do governo, que não tem condições de seguir no cargo. Deixou, e muito a desejar. Gente que vai sair esbravejando, pois, obviamente, terá que voltar à iniciativa privada ou para seus negócios pessoais e trabalhar muito mais do que trabalhou no cargo público.

Poucos foram

O sábado (30) foi de atendimento amplo e gratuito para os homens em São Bento do Sul. No último dia de campanha do “novembro azul”, todas as Unidades de Saúde abriram as portas para receber os homens e oferecer várias possibilidades de verificação da saúde. Porém, poucas pessoas se deram ao trabalho de aproveitar a oportunidade.

Por outro lado…

…tanto nas Unidades de Saúde quanto no Laboratório Municipal existem reclamações recorrentes de integrantes das equipes de trabalho e atendimento. Não há um acompanhamento mais de perto por parte da equipe da Secretaria, ou seja: profissionais não são visitados por diretores (as) ou pelo secretário. “Só vi o secretário uma vez quando assumiu a pasta e nos foi apresentado, depois, nunca mais apareceu”, disse servidor (a) do laboratório.

Porque visitar?

Seria importante o secretário e a equipe de administração da saúde estar de vez em quando nas Unidades e em todos os setores da saúde para verificar in loco, como estão os trabalhos, desde a recepção aos pacientes até o relacionamento da equipe e as necessidades estruturais. Quando servidores, profissionais, fazem essa constatação, é porque desejam conversar com as autoridades da pasta para reivindicar ou mesmo sugerir melhorias.

Elogios

Importante também destacar que um profissional médico que atua há alguns meses na cidade, oriundo do Sul do estado, reconheceu a qualidade do atendimento e atenção da saúde pública em São Bento do Sul. Segundo ele, está muito contente em servir a população local, pois existem possibilidades para as pessoas seguirem em busca de melhorias e curativo. “Estamos muito à frente de cidades do padrão de São Bento do Sul. Quando olhamos a realidade da saúde no Brasil, inclusive em Santa Catarina, onde alguns municípios têm amplas dificuldades, precisamos reconhecer que aqui a população está muito bem servida”, disse o jovem médico.

Câmaras

Logo mais às 19 horas acontecem as Sessões Ordinárias nas Câmaras Municipais da microrregião. E os trabalhos estão se afunilando, tendo em vista a aproximação do fim de mais um período legislativo. Em Campo Alegre, por exemplo, os vereadores estão analisando o projeto da Lei Orçamentária para o próximo ano.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial