POLÍTICA: Cargos…PL…Jaraguá…Vargas
Indicações
Por mais incrível que possa parecer, há indícios de que o Partido Liberal tenha interesse de manter em Santa Catarina algumas mazelas que a política forjou ao longo do tempo. Uma delas, a intervenção nos municípios com indicações de cabos eleitorais e o cerceamento de oportunidades aos que “têm vida própria”. Lamentável!
Intervenções
Em algumas regiões as “dicas” de deputados ou até de gente do Governo Estadual foram seguidas, sempre visando 2026, quando muitos estarão desembarcando nas cidades para colher sufrágios que acreditam estar plantando.
Colegiado
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB) anunciou na tarde de terça-feira (17) os nomes que estarão no primeiro escalão de seu governo, o qual terá continuidade a partir de primeiro de janeiro de 2025. Manteve alguns secretários e secretárias, assessores e assessoras, e dispensou outros, sem pestanejar.
Em São Bento
Prefeito Tomazini (PL) parece que vai mesmo deixar para anunciar a equipe após a posse oficial. Não é novidade que o chefe do Executivo está encontrando dificuldades para se livrar de pessoas que não corresponderam. Algumas estão se jogando ao ridículo de implorar por um carguinho na Prefeitura ou na Câmara.
Administração
A preocupação, pode até ser, fica na pasta de administração. O atual secretário, Maikel Laube, já informou que deixa o governo e vai para outra cidade. Como se trata de uma das pastas mais importantes em uma prefeitura, em se tratando de área burocrática, não se pode nomear alguém sem uma transição com o atual secretário. Vale lembrar que, no atual governo, outros nomes passaram pelo cargo e não deram conta.
Vargas
Crescem as expectativas em torno do trabalho do vereador eleito Rodrigo Vargas (PP). Dizem nas conversas sobre política que, se o garoto buscar a maturidade política, não ouvir vozes do fígado nem do revanchismo, tem tudo para crescer e se tornar a “bola da vez” da sigla para pleitos futuros. (Foto de capa diplomado pelo juiz eleitoral)
Diego
O jovem professor de Educação Física, agora vereador, Diego Niespodzinsky (MDB), também pode ser uma peça fundamental para que a oposição seja atuante no sentido de fiscalizar de fato, os caminhos que serão apontados para o futuro da cidade. Mas, também precisa evitar bolas divididas, bem como não poderá, se deixar mandar por gente que tem suas mágoas e pensa mais em atacar do que construir.
Caio Treml?
Com relação à imprensa, parece estar encerrando o governo como começou e como se posicionou durante seu primeiro mandato: ignorando e se mantendo longe da comunicação. Mas, dizem lá por Rio Negrinho, tem gente preocupada e tentando convencer o “doctor”, a mudar esse posicionamento.