Último debate antes das eleições
São Bento do Sul – Na noite de terça-feira (1º) os candidatos e as candidatas à prefeitura de São Bento do Sul participaram do último debate antes das eleições 2024. O evento foi realizado no auditório do Jornal A Gazeta, empresa que promoveu o encontro entre os postulantes ao cargo máximo do Executivo Municipal. O mediador convidado foi o jornalista Félix Calderaro. O debate propriamente teve início às 19h16 com a presença de Antônio Tomazini (PL), Jaciara Machuga (PT), Luiz Alberto Sieves (MDB) e Rosemari Strack Cândido (PP).
Os momentos que antecederam os trabalhos, se pode perceber, foram tensos para os candidatos. Embora todos estivessem acompanhados de alguns assessores, os postulantes ao governo municipal chegaram preparados, inclusive com materiais impressos, para o compromisso. Para o público que acompanhou a transmissão pelas mídias sociais havia muita expectativa acerca do debate, em especial para saber das derradeiras propostas dos candidatos.
Debate
A primeira parte foi destinada à apresentação permitida a cada postulante ao cargo. Todos aproveitaram para falar de suas origens, formação, entrada e vivência na política. Cada um já aproveitou para dar uma pincelada na intenção de administrar a cidade, cada um dentro do seu propósito, sempre focando que o objetivo será trabalhar pela qualidade de vida das pessoas.
Ainda no bloco inicial o mediador dirigiu uma pergunta aos candidatos, de conteúdo definido pela equipe do Jornal proponente do debate. A pergunta tratou da mobilidade urbana, levando em conta que o número de veículos circulando na cidade tem crescido gradativamente, já registrando uma situação emergencial e soluções necessárias.
No segundo bloco os candidatos, por meio de sorteio, fizeram perguntas uns aos outros. Neste bloco as coisas já começaram a esquentar um pouco, onde o tom foi mais forte com perguntas e respostas mais contundentes. Porém, nada de clima que levasse a uma “ebulição” no ambiente. Tudo dentro da normalidade de uma disputa política.
Em novo bloco, outra pergunta formulada pela equipe do Jornal A Gazeta, sobre recursos recebidos para investimentos na saúde. A indagação teve como parte do conteúdo a questão das filas, que são alvos de reclamações pontuais na cidade de acordo com a indagação elaborada. Alguns candidatos responderam de forma a alfinetar o atual governo destacando ter sido um compromisso de campanha acabar com as filas o que ainda não aconteceu. Por sua vez, o prefeito, que concorre à reeleição, deixou claro o crescimento em números de consultas e atendimento mais próximo à população que culminou com a elevação no número de pedidos de exames e busca por especialidades. Foi mais um tema tratado dentro do que se entende por normal em um embate de campanha eleitoral.
Perguntas de candidatos
No bloco sequente os candidatos fizeram perguntas livres, escolhendo o candidato que iria responder. Foi mais um bloco com tom em elevação, mas o clima não chegou a ficar “quente”. Novamente, o alvo principal das perguntas foi o prefeito Tomazini. A saúde foi o tema principal desta passagem no debate. Mesmo assim, todos fizeram suas perguntas e responderam as indagações sem perder a linha de respeito para com o oponente.
No último bloco os candidatos seguiram fazendo perguntas uns aos outros, sendo livre escolha a quem cada um desejasse questionar. E assim se encerrou o debate.
No final cada um agradeceu a oportunidade aberta pela direção do Jornal A Gazeta para a realização do evento. Nas considerações finais os candidatos voltaram a pedir o voto de confiança do eleitor e deixaram claro o compromisso de firmar um trabalho que seja em favor da coletividade.
Organização
Direção e editores do Jornal A Gazeta fizeram questão de acompanhar o debate pessoalmente. Repórteres e jornalistas de outros veículos, convidados que foram pela direção, também acompanharam o evento e fizeram questão de cumprimentar a iniciativa do veículo em fazer com que a democracia tivesse mais esse momento singular para esclarecer o eleitor e dar a ele a oportunidade de conhecer mais de perto os candidatos e candidatas à prefeitura local.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro