SKATE: Paixão transformada em projeto social

 SKATE: Paixão transformada em projeto social

São Bento do Sul – Uma modalidade esportiva que está crescendo em número de praticantes em São Bento do Sul, bem como fazendo uma importante ação social para a comunidade. Com apoio da FMD, a Associação de Skate está prosperando com as aulas gratuitas para a garotada no bairro Serra Alta. Pista reformada e ampliada recebe dezenas de crianças e adolescentes nas manhãs de sábado.

O Skate não era uma ferramenta esportiva muito difundida em São Bento do Sul, mas a última década vem sendo marcada pelo crescimento no número de praticantes da modalidade pela cidade. Em Serra Alta um projeto social conta com número cada vez maior de praticantes, crianças com idade entre 4 e 14 anos se divertem, treinam as habilidades e ainda fazem aumentar o campo de relacionamento.

Na pista construída ao lado do Terminal Urbano de Passageiros a atenção é chamada especialmente nas manhãs de sábado quando as aulas acontecem das 9 às 11h30. “Temos aqui momentos de descontração, aprendizado para a modalidade e para a vida”, diz o professor Rafael dos Santos que está responsável pelos treinamentos com a garotada.

Galerinha encantada pelo aprendizado e a possibilidade de contato com uma modalidade aos que gostam de adrenalina

Segundo Rafael, o projeto está crescendo desde que a FMD decidiu pela ampliação da pista, dando novos contornos e aumentando as possibilidades de melhorias para os praticantes que agora contam com espaço adequado para treinar as manobras comuns à modalidade. “A pista foi revitalizada à partir de uma consultoria oferecida por pessoas conhecedoras da arte oriundas de Florianópolis para nos incentivar. Hoje estamos aproveitando bem o espaço e o número de crianças e adolescentes no projeto só aumenta”, disse o professor.

Diversão

Algumas crianças e alguns adolescentes que estão praticando a modalidade se mostram satisfeitos com a possibilidade de estar inseridas em um esporte radical e que vem se destacando em âmbito mundial, especialmente com as conquistas recentes do Brasil em mundiais e olimpíadas. Segundo Rafael, tudo começa como uma brincadeira e aos poucos a paixão vai tomando conta e as manobras se transformando em desafios para que sejam executadas com eficiência cada vez maior.

Famílias acompanham

Bento Rosário, 4 aninhos e uma paixão despertada com apoio dos pais

Uma das situações presentes diz respeito às crianças menores, onde a maioria delas chega acompanhada dos pais. Caso do pequeno Bento Rosário, de apenas 4 aninhos, levado pelos pais, Paulo e Diana, que fazem questão de assistir as aulas e presenciar o desempenho do filho. “Ele simplesmente se apaixonou pelo Skate. Fica todo feliz quando chega a hora de vir para a pista participar das aulas”, conta a mãe enquanto o pai, ao término da aula, ainda acompanha o garoto em mais algumas voltas pela pista buscando efetivar o equilíbrio.

Skate emprestado

Professor Rafael, feliz com o aumento de praticantes nas escolinhas

Rafael destaca que os interessados podem chegar no local dos treinos nas manhãs de sábado. “Mesmo quem não tem Skate, se tiver vontade e interesse em praticar, basta chegar na pista que temos para emprestar”, diz. Além de todas as dicas sobre a modalidade, o professor, assim como os demais integrantes da Associação de Skate, têm como propósito levar informações aos pequenos praticantes. “Nosso trabalho é fazer com que elas (as crianças) fiquem longe das drogas e outras coisas nocivas para a saúde. Praticar esporte é um caminho positivo para uma vida saudável”, encerra.

Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial