POLÍTICA: Vaquinha…briga no PL…Governo Rubens…“prefeitinha”
Estranho…muito estranho!
Uma Associação de Moradores buscar as páginas de jornal local para informar que fará uma “vaquinha” pra reformar uma praça, que é pública. Soa estranho porque essas reformas são incumbência da administração pública. Precisa ter uma resposta do setor público responsável, para esse episódio.
Outra coisa…
…é que a maioria das Associações de Moradores, pouco, pra não dizer nada, tem feito pelos bairros onde estão montadas em São Bento do Sul. Uma situação que precisa mudar na cidade, uma vez que estas entidades podem ser um canal de intermediação para as situações pertinentes à comunidade e que carecem de andamento.
Fato
A história em São Bento, assim como em outros municípios, conta que ao longo do tempo as entidades tiveram mais uso de cunho político, do que na prática, em favor dos moradores. Tem suas exceções, mas a coisa pode ser melhor num todo. Associação de Moradores precisa ser uma ferramenta que conta com a participação de moradores imbuídos de verdadeiramente trazer soluções.
Mesa Diretora
Correm especulações pelos corredores políticos sobre uma dificuldade que o PL estaria encontrando para apaziguar a situação entre vereadores eleitos. Diz a boataria, que está sendo travada uma “briga” pela presidência da Câmara, para o começo de 2025. Será?
Mais uma
Parece que tem vereador eleito se dizendo independente. Na prática seria independente apenas um eleito que tivesse alcançado mais que 4 mil votos, ou seja: feito uma legenda sozinho. Como isso não aconteceu, todos precisaram dos votos somados de dez que disputaram e ainda a sigla e a estrutura partidária, falar em independência é “cuspir no prato que comeu”.
E essa!
Uma campanha eleitoral pode revelar o caráter de algumas pessoas. Pode ser bom ou “nem tanto”. As prestações de contas da campanha estão revelando coisas que, para alguns, beiram o absurdo. Gente que, na prática, “serviu a dois senhores”. Vai ter retaliação.
Revisão
Essas revelações serão a tônica da sequência para algumas siglas, especialmente na composição do Legislativo. Não será novidade se alguns suplentes ficarem “sentados na pedra” do início ao fim da legislatura sem sentir o gosto de legislar por ao menos um mês.
Governo Rubens
Pelas bandas de Campo Alegre o prefeito eleito, Rubens Blaszkowsky (PSD) vai confirmando o que O Jornaleiro já adiantou: uma valorização maior da ala feminina no governo. Por enquanto, de homem, apenas Jefferson Cunha (PSD) está confirmado como Chefe de Gabinete.
Secretária de Saúde
A pasta vai ser comandada pela enfermeira Luana Sell Milczevsky (Foto). Atualmente ela exerce sua profissão na equipe de enfermagem do Hospital São Luiz, mas conhece como poucos os meandros do setor e parece ter apoio maciço para comandar a pasta no Governo Rubens.
Educação
Na Secretaria de Educação o prefeito eleito vai confiar o comando a alguém que já fez parte de sua equipe e “deu conta do recado”. Carolina da Costa Telma, a Carol, que já foi secretária de saúde quando Rubens era prefeito. Ela faz parte do quadro de servidores de carreira na educação.
Prefeitinha voltou!
Já se ouve isso pelos corredores políticos em Campo Alegre. Lucilaine Schwarz Mokwa sempre foi uma das pessoas de maior confiança do então prefeito Rubens Blaskowsky em suas gestões de 2013 a 2020. Era ela quem tomava decisões junto com Rubens para o bom andamento da área burocrática na prefeitura. Chamada de “prefeitinha”, por gente enciumada e adversários políticos, Lucilaine volta ser secretária de administração.