POLÍTICA: Suzana…Educação…Republicanos…Mulheres
Braço forte
Está muito claro para quem transita próximo ao prefeito Tomazini (PL), que a professora Suzana Teles (PL/Foto) é e continuará sendo o “braço forte” do governo, a pessoa de maior confiança do prefeito na gestão pública. Tanto é verdade que antes mesmo de falar em composição da equipe o cargo de Chefe de Gabinete foi com muita antecedência definido.
Relacionamento
Desde a decisão sobre levar Suzana para a chefia do gabinete o prefeito deixou clara a intenção de, mesmo tendo a maioria na Câmara, contar com alguém com disposição e habilidade para fazer a ponte entre os “dois poderes”. Suzana deverá circular constantemente na Câmara Municipal para dar clareza a todos os projetos e propostas do Executivo.
De férias
Tomazini saiu de férias na últimas sexta-feira (18) e deve permanecer “incomunicável” pelas próximas duas semanas. “Quero descansar, refazer as forças e trabalhar para fechar bem o ano”, disse Tomazini para O Jornaleiro antes de deixar o Executivo. Ficar ‘incomunicável’ será para evitar desgastes com os contatos de gente pedindo apenas vagas no governo.
Resistência
Não é novidade que muitos profissionais da educação, passando por professores e chegando às direções das escolas, demonstram descontentamentos com as decisões do prefeito em manter a mesma equipe, pelo menos o mesmo comandante da pasta, professor Josias Terres (PSD), no comando. As razões? Aí o prefeito teria que realizar uma reunião pessoalmente com os profissionais do setor.
Desenvolvimento
Se tem uma pasta que avançou nos últimos três anos, essa foi do Desenvolvimento Econômico. As ações, na prática, são diferentes de alguns setores, onde o trabalho “não aparece” porque envolve muito da organização burocrática. Medidas antipáticas precisaram ser tomadas para colocar a “casa em ordem” e fazer com que o setor passasse a existir verdadeiramente.
Medidas antipáticas
Algumas destas medidas colocaram pessoas e empreendimentos em situação a ter que se reinventar e legalizar tudo para seguir existindo. Resta saber quais os planos do prefeito para o setor, mas a continuidade seria muito importante e interessante para as organizações empresariais da cidade.
Ressaca
Para os ocupantes de cadeiras no Legislativo são-bentense, que não tiveram sucesso na campanha pela reeleição, a “ressaca” da derrota pode ter ficado para trás. Alguns já têm metas e objetivos em suas vidas profissionais e em seus negócios. Outros, seguem lamentando e preocupados com o que vem pela frente. Tem gente já “afundando carreiro” do gabinete para tentar “um cargo” no governo.
Estão fora
Pelo que dá pra sentir nas conversas com o governo reeleito em São Bento do Sul, não há intenção de aproveitar ninguém do Republicanos no governo, até porque o partido não fez legenda para a Câmara. O partido deu apoio para a reeleição de Tomazini por conta de imposições vindas de Florianópolis, mas que se decidiu nos acréscimos. Sabendo disso, já tem gente do partido questionando a decisão do comando em apoiar o PL e um posicionamento quanto ao trabalho para tornar o partido “grande” na cidade.
Mulheres
Uma das cobranças que começam pipocar para o governo reeleito em SBS está na valorização das mulheres no novo governo. Mas, mesmo antes de receber as manifestações que ainda devem ocorrer, o prefeito poderá anunciar alguns nomes que podem surpreender. Por enquanto especulação, mas dentre as secretarias de agricultura, assistência social e desenvolvimento econômico, pelo menos duas devem ser comandadas por mulheres em 2025.