POLÍTICA: Férias…decisões…pastas…Rubens
Férias
Prefeito Tomazini (PL) trabalha até sexta-feira (18) e depois sai para duas semanas de férias. Vai aproveitar para descansar da campanha eleitoral e somente vai tratar de montar a nova equipe quando retornar aos trabalhos. Tirso Hummelgen (UB) assume o comando no Paço Municipal.
Vai ter mudança
Em conversa com O Jornaleiro na tarde de segunda-feira (14), Tomazini confirmou que vai haver mudanças, e muitas, nas pastas para o próximo ano. Segundo ele, mesmo os que retornaram às pastas após as eleições podem ser substituídos em 2025, o que deve acontecer.
Quem pode ficar?
Tem alguns nomes que devem permanecer nas pastas pelo trabalho eficiente realizado nos últimos tempos. FMD, Finanças e Desenvolvimento Econômico devem ter a continuidade. Na FMD o trabalho tem sido muito elogiado em todos os cantos da cidade. A Secretaria de Finanças teve atuação perfeita, do ponto de vista eficiência. O Desenvolvimento Econômico foi organizado com vistas ao futuro.
Agricultura
Dois nomes surgem com força para comandar a pasta da agricultura a partir de janeiro. Um deles é profissional técnico e com experiência tanto prática, com o homem do campo e a família rural, quanto burocrática. Pode ser a grande novidade. Outro tem viés político, mas com muita experiência no setor.
Samae
O prefeito não esconde as preocupações com o Samae e pretende dar uma nova roupagem na Autarquia. O nome de Geraldo Weihermann vem crescendo dentro da estrutura política, especialmente pela habilidade do empresário em gerenciar pessoas e pela experiência de já ter presidido o próprio Samae.
Fica de fora
Cotada para fazer parte da equipe de governo a vereadora Terezinha Dybas (PSD/Foto), que não conseguiu a reeleição, deve ficar de fora da administração. O cargo que ela almejava era de Chefe de Gabinete, mas a vaga será ocupada pela professora Suzana Teles (PL), que já havia acertado com o prefeito Tomazini preencher a vaga. “Gostaria por se tratar de um cargo onde estaria ajudando inclusive nos trâmites políticos entre Executivo e Legislativo. Mas torço e no que for preciso vou ajudar a administração para a cidade seguir crescendo. No momento, a decisão é de seguir advogando”, disse Terezinha para O Jornaleiro.
Não será assim
Alguns integrantes do PSD chegam causar desconforto para o prefeito, por isso muitos devem ficar desapontados com as decisões. Já pediram Educação, Agricultura, Defesa Civil e Emhab. Terão que decidir por uma pasta, as outras, vem novidades.
Campo Alegre
A ex-secretária de saúde, Carolina Telma, deve fazer parte da gestão do prefeito eleito, Rubens Blaszkowsky (PSD). Questionada se vai para a saúde, educação ou finanças, ela desconversou, disse que a decisão é do prefeito e ainda não sabe se será convidada para compor a equipe.
Obras
Gente que está no grupo com Rubens alerta para decidir por um nome que agregue tanto tecnicamente como politicamente para a próxima gestão. Fonte do grupo diz que não será possível cometer erros primários como, colocar alguém que não pense no coletivo, levando em frente projeto pessoal, o que acaba comprometendo o governo. “Vamos tirar algumas lições recentes para acertarmos na equipe”, disse a fonte para O Jornaleiro.
Agricultura
A mesma fonte destaca que o prefeito eleito deve ter muito cuidado ao indicar o próximo secretário de agricultura. Vai escolher alguém técnico para trazer inovações e novas oportunidades para o agricultor local. Nos últimos governos as nomeações foram meramente políticas.
Foto: Arquivo/Luzardo Chaves OJornaleiro